Empresários querem criar uma rota de comércio marítimo entre Brasil e Cabo Verde


Recife, capital de Pernambuco, sediou pela primeira vez o Seminário Oportunidades de Negócios com a África. O evento foi organizado pelo Instituto Internacional FEAFRO e pela Câmara de Comércio Afro-Brasileira. Durante suas 28 reuniões, distribuídas por diversas rodadas de negócios, o seminário lançou luz sobre a possibilidade de criação de uma rota marítima comercial ligando o Nordeste brasileiro ao continente africano, tendo Cabo Verde como hub.

Um grupo de empresários e investidores se reuniu com o empresário Gabriel Araújo, da empresa brasileira Alfa Mares, para desenvolver um projeto de logística marítima entre o Nordeste brasileiro e a África Ocidental.

A ideia é fortalecer o mercado de micro, pequenos e médios empresários para que possam internacionalizar as suas operações utilizando uma rota de navegação oceânica de nove dias até Cabo Verde em navios de pequeno porte até 800 toneladas e capacidade para 120 contentores.

“O primeiro passo já foi dado. Estamos formando um comitê, incluindo empresas do setor privado que estiveram presentes no evento e estão dispostas a ajudar. Buscaremos também outros empresários pernambucanos e entidades do setor público para nos ajudar a lançar esta rota de navegação a partir deste projeto de logística marítima, ressalta a presidente do Instituto Internacional FEAFRO, Silvana Saraiva.

“Pretendemos envolver toda a região Nordeste e Norte do Brasil com uma visão atlântica, usando Cabo Verde como hub para chegar a outros países da África Ocidental, como Angola, Nigéria e Senegal”, resume Gabriel.

Fonte: Jornal do Comércio e Datamar News

 

Anterior Lucro Líquido da Hapag-Lloyd mais que triplica
Próximo Senado aprova MP que prorroga incentivo fiscal à exportação