Exportações brasileiras de frutas crescem 6% em 2020 e passam de 1 milhão de toneladas


As exportações brasileiras de frutas cresceram 6% em volume em 2020, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas ). No acumulado de janeiro a dezembro, os embarques somaram 1,02 milhão de toneladas. Em receita, a alta em relação ao ano anterior foi de 3%, para US$ 875,8 milhões.

No ano passado, a manga assumiu a liderança no volume de exportações da fruticultura brasileira — as vendas somaram 243 mil toneladas, ou 13% a mais que em 2019. Essas vendas renderam US$ 246,9 milhões, ou 11% a mais que em 2019. Os embarques de melão, por sua vez, caíram 6% em volume, para 251,6 mil toneladas. Primeira colocada em 2019 em volume de embarques, fruta ocupou a segunda posição no ano passado.

Assim como a manga, o limão, terceira fruta em volume de exportações, também teve aumento expressivo em 2020. O crescimento, de 14%, para 119,4 mil toneladas, deveu-se, em parte, ao aumento da procura por frutas ricas em vitamina C — acredita-se que frutas que reforçam a imunidade, podem ser um reforço no combate à covid-19; não há, no entanto, evidências científicas sobre isso.

O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, destacou, em nota, que o empenho dos produtores rurais na adoção de medidas de combate à covid-19 permitiu o aumento dos embarques, mesmo em ano de pandemia.

 

Anterior Governo disponibiliza versão em inglês do edital de concessão de aeroportos
Próximo Audiências definem detalhes dos dois novos arrendamentos no Porto de Paranaguá