Governo autoriza início da construção da instalação portuária de pequeno porte de Barcelos (AM)


Com o objetivo de ampliar a infraestrutura portuária no estado do Amazonas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou, nesta terça-feira (25), a Ordem de Serviço para construção da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) no município de Barcelos. A nova estrutura oferece mais segurança nas operações de embarque e desembarque para a população, que vem utilizando uma rampa de acesso, em condições precárias.

“Essas obras são fundamentais para o desenvolvimento local. Com a IP4, a comunidade, que depende do transporte fluvial na região, vai poder contar com um serviço que oferece praticidade, comodidade e segurança”, avalia o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O DNIT vai investir cerca de R$ 11 milhões para suprir o município de uma infraestrutura portuária adequada. A estrutura auxilia no desenvolvimento regional e facilita o acesso dos principais insumos como medicamentos, alimentos, entre outros. Em determinadas localidades do estado, só é possível o acesso pelos rios, como é o caso de Barcelos.

A área escolhida para construção da instalação portuária está localizada na margem direita do rio Negro, uma rota importante pois todas as mercadorias vindas de Manaus passam pela hidrovia. Os colaboradores do DNIT trabalham no projeto básico executivo da IP4 para em seguida iniciarem as obras de construção.

A instalação portuária vai contar com um terminal para embarque e desembarque de passageiros e demais serviços, guarita para controle de acesso de veículos leves e pesados, pátio de estacionamento para veículos de passeio e cargas, motos e táxis, muros de arrimo de contenção em concreto armado para proteção da área. As obras incluem a construção da rampa de acesso ao cais flutuante para veículos leves e pesados, além da implantação das pontes móveis e do cais flutuante principal. Também será realizada a construção dos berços de apoio em concreto armado da ponte móvel e do flutuante intermediário.

IMPORTÂNCIA – Barcelos, situada no interior do Amazonas, é a antiga capital do Estado e a sua principal fonte de renda é a pesca sustentável de peixes ornamentais, destacando-se pela grande produção e pela exportação dos mesmos. Um de seus grandes atrativos turísticos é a pesca desportiva e seus parques de conservação.

ENTREGAS – O DNIT atua para realizar a construção e reabertura de Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) em todo Brasil. Nesse ano foram inauguradas as IP4s da Vila Amazônia, em Parintins e Maués. As equipes também realizaram a reabertura de cinco instalações portuárias no estado do Amazonas, Itacoatiara, Coari, Autazes, Manacapuru e Santa Isabel do Rio Negro.

 

Anterior China conclui primeiro teste em utilização de drone de grande porte em entrega de cargas
Próximo CNA apresenta impactos da Reforma Tributária para o setor de aves e suínos