Governo de SC renova convênio de gestão do Aeroporto de Joaçaba


O Governo do Estado de Santa Catarina está renovando o convênio de subdelegação do Aeroporto Santa Terezinha, de Joaçaba, por mais cinco anos. O estado detém a delegação da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e pode subdelegar ao município, como já ocorre no caso de Joaçaba. O município solicitou a renovação da subdelegação que agora está sendo atendida pela Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-SC).

“O pedido do governador Jorginho Mello é que a secretaria continue apoiando os municípios que possam fazer a gestão dos aeroportos. A subdelegação permite uma gestão local e mais próxima de quem utiliza essa importante infraestrutura. O governo estadual e a secretaria continuam dando o suporte necessário, seja em questões técnicas ou de investimentos”, afirma o secretário da SPAF, Robison Coelho.

O Aeroporto de Joaçaba tem uma pista de 1.215 metros de comprimento, com 30 metros de largura e tem condições de realizar operações noturnas. No último mês de janeiro, registrou um crescimento de 165% no número de passageiros em relação ao ano passado. Foram 281 passageiros em janeiro de 2024 e 106 passageiros em janeiro de 2023. O número de operações também cresceu 228%, passando de 53 em 2023 para 173 em janeiro de 2024. As operações consistem em aviação executiva e atendimentos de saúde e segurança.

O Aeroporto Santa Terezinha recebeu em 2022 investimentos de R$ 16,3 milhões, recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil. As obras de reforma e alargamento da pista foram executadas pelo Governo do Estado. Com as melhorias, o aeroporto passou a ter condições de receber aeronaves maiores e tem a expectativa de receber voos comerciais em 2024.

 

Anterior ESG e sustentabilidade são os focos da Portos do Paraná na 28ª Intermodal
Próximo Aeroportos brasileiros receberão R$ 20 bilhões em investimentos nos próximos anos