Grupo Allog prevê crescimento de até 15% na exportação de frutas em 2024


O Grupo Allog está otimista em relação ao crescimento da exportação de frutas em 2024, impulsionado pela recente aquisição na participação das empresas FTrade e Fortallog. A movimentação estratégica, realizada no segundo semestre de 2023, consolida o Grupo Allog como um dos principais players no mercado brasileiro de carga refrigerada.

A união da expertise da FTrade em carga refrigerada com a experiência da Allog em logística integrada oferece uma solução completa ao mercado, desde o armazenamento e desembaraço aduaneiro até o transporte internacional.

Em 2023, a FTrade exportou 17.678 TEUs em frutas, reforçando sua liderança entre os agentes de carga brasileiros neste segmento. Manga, uva, limão, melão, melancia e maçã lideram a movimentação de frutas brasileiras para o exterior.

Para 2024, o Grupo Allog projeta um aumento de 10% a 15% na movimentação de frutas, muito devido à expectativa de exportação da manga, item que o Brasil teve vantagens competitivas em razão da quebra da safra da Costa Oeste da América do Sul, prejudicada pelo fenômeno El Niño.

Bruno Farias, CEO da FTrade, explica que, durante o período da pandemia, os fretes marítimos tiveram um aumento significativo, impactando os preços das frutas nos principais mercados de exportação brasileira (Europa e Estados Unidos). Com a queda do custo logístico, no entanto, a tendência é de aumento no consumo nestes mercados.

Em números absolutos, em 2023, as três empresas movimentaram um total de 105.624 TEUs no transporte marítimo e 3.820 toneladas no transporte aéreo. No segmento de produtos florestais, a Allog se destacou com a movimentação de 18.222 TEUs, dos quais 13.625 TEUs foram para os Estados Unidos. Outro marco importante foi a liderança do grupo na importação de placas de energia solar e seus componentes no Brasil, com mais de 20% de market share deste mercado no país.

Infraestrutura e investimentos

A infraestrutura logística eficiente é um pilar fundamental para o sucesso no segmento de cargas perecíveis. O shelf-life reduzido desses produtos exige um planejamento meticuloso e uma execução impecável em cada etapa da cadeia logística, desde a produção até o consumidor final. Bruno Farias destaca que, para atender este prazo de validade reduzido, o grupo investe continuamente em tecnologia e inovação para otimizar seus processos e oferecer soluções mais eficientes ao mercado.

Outro investimento contínuo do Grupo Allog é em pessoas. “Pessoas e processos são os pilares fundamentais para o sucesso da logística internacional. A empresa investe continuamente na qualificação de seus colaboradores, na modernização de processos e em soluções inovadoras”, acrescenta Anderson Venancio, CEO da Allog.

A FTrade e Fortallog contam ainda com o apoio logístico do Terminal FLK no Vale do São Francisco, uma das regiões mais importantes do agronegócio brasileiro. Empresa especializada na armazenagem e cross docking, com um espaço refrigerado de aproximadamente 30 mil metros quadrados, situado em Petrolina (PE). O terminal multimodal tem capacidade para 60 contêineres, 5.000 posições pallets de carga seca e 1.600 posições em câmara fria.

Sobre o Grupo Allog

Com unidades em Itajaí (SC), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Santos (SP), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Petrolina (PE), o Grupo Allog, genuinamente brasileiro, possui atuação e parceiros comerciais em diferentes pontos do mundo. Desde que foi fundado, há 23 anos, o Grupo aposta na diversificação de segmentos que demandam uma logística altamente especializada como um de seus diferenciais.

Com forte presença nos segmentos de movimentação de produtos florestais para os Estados Unidos, além de glicerina, placas solares, carga projeto, vinhos, eletrônicos e carga refrigerada, o Grupo Allog volta a apresentar sua rede de serviços em transporte marítimo, transporte aéreo, transporte terrestre, carga projeto, carga líquida, desembaraço aduaneiro, seguro de carga e armazenagem.

A compra de parte da FTrade e Fortallog foi pautada pelo planejamento estratégico do Grupo Allog, que prevê a ampliação do portfólio de negócios e a ampliação da participação no mercado de carga refrigerada e atuação na logística integrada. Com matriz em Fortaleza (CE), a FTrade é o maior player no transporte marítimo de frutas do Brasil, tornando-se referência para o agronegócio nacional. Detém 71% do market share entre freight forwarders (fonte Dataliner 2023) do volume de frutas e vegetais, composto, principalmente, por manga, melão, uva, melancia, limão, maçã, gengibre e tubérculos, produzidos no Brasil e enviadas para diferentes regiões do mundo.

A Fortallog, por sua vez, é reconhecida como um especialista logístico e é peça fundamental como braço estratégico da FTrade. Dispõe de uma ampla frota focada no atendimento com excelência no transporte rodoviário de carga refrigerada no interior do Nordeste para os principais portos da Bahia, Ceará e Pernambuco.

Anterior Com 2,3 milhões de motoristas cadastrados, solução da nstech utiliza biometria facial e IA para prevenção de acidentes
Próximo ANTAQ avança em cinco processos de arrendamentos de terminais portuários