Laboratório experimental simula porto industrial em Santos


A ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados) está montando, na área do Porto de Santos, um laboratório de Entrepostagem Industrial Portuária, à Rua Conselheiro Nébias, 447, Santos. Durante os próximos meses ele vai simular na prática a atividade de um porto industrial. Vai mostrar como os recintos alfandegados podem funcionar como pequenas indústrias, juntando peças importadas e nacionais para transformá-las em produtos, antes mesmo do pagamento dos impostos de importação, uma vez que cada componente e etapa dessa produção ocorrem sob controle aduaneiro.

As empresas associadas da ABTRA participantes do projeto – Bandeirantes-Deicmar, Marimex, Santos Brasil e Transbrasa – vão utilizar esse espaço físico experimental para treinar suas equipes sobre a nova atividade e apresentar o novo serviço aos seus clientes industriais.

Os fiscais da Receita Federal no Porto de Santos também poderão comprovar a eficiência e credibilidade no controle aduaneiro das cargas nesse tipo de instalação, facilitando a homologação do novo negócio.

O projeto de Entreposto Industrial Portuário se justifica porque o Brasil, como todos os países do mundo, está desburocratizando e agilizando o fluxo de cargas nos portos. Com isso, cada vez menos as cargas precisarão ficar armazenadas nesses locais, aguardando a liberação pelos órgãos fiscalizadores. Até hoje, as empresas administradoras de recintos alfandegados prestaram um importante serviço ao comércio exterior brasileiro, garantindo a segurança aduaneira dessas cargas armazenadas, mas agora o serviço de armazenagem deverá diminuir bastante.

Nesse novo cenário, o Entreposto Industrial Portuário poderá oferecer aos recintos alfandegados a alternativa de ampliarem e diversificarem seus serviços para além da armazenagem de cargas. As indústrias também poderão aproveitar a logística dessas instalações alfandegadas próximas do porto para otimizar suas linhas de produção e montagem dos itens armazenados sob controle aduaneiro, isentas de imposto de importação até que o produto final seja nacionalizado ou siga para exportação.

O projeto conta com a parceria da Fivercel, desenvolvedora do software Logistic Information Suite (LIS), que faz a governança de todos os insumos e das etapas de manufatura, armazenagem, controle aduaneiro e distribuição das mercadorias, permitindo o rastreamento e o controle pela Receita Federal, pelo operador logístico e pelo dono da mercadoria.

O Entreposto Industrial Portuário cria uma nova oportunidade de negócios para os terminais e recintos alfandegados, além de atrair indústrias e gerar novos empregos para a Baixada Santista e toda a região do Porto de Santos.

A ABTRA

A entidade atua há mais de 30 anos como representante das principais empresas administradoras de instalações portuárias alfandegadas, onde é realizada a anuência de cargas de importação e exportação. Também é pioneira na criação de sistemas tecnológicos comunitários que contribuem para agilizar o fluxo logístico portuário do comércio exterior brasileiro, atuando em parceria com os órgãos públicos anuentes.

CONECTIVIDADE

O laboratório de Entrepostagem Industrial Portuária conta com conectividade de alta qualidade, fornecida pela Consuldata Comunicação de Dados, empresa de tecnologia parceira da ABTRA de longa data no suporte aos sistemas tecnológicos da associação no Porto de Santos.

 

Anterior Cooperativa lança primeira criptomoeda lastreada no café
Próximo ANTAQ e Correios viabilizam operação logística por navegação de cabotagem