Meninas ocupam cargos de liderança da EMAP por um dia


Nesta segunda-feira (24), a presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) foi ocupada simbolicamente por Clara Maria de Jesus Cruz, 12 anos, que integra o Projeto Escola de Lideranças, desenvolvido em São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar pela Plan International Brasil, organização não governamental britânica que atua em mais de 70 países. Outras duas meninas ocuparam cargos de liderança na EMAP: Joyce Cristina Gomes Santos, 15 anos, como diretora de Relações Institucionais; e Rannya Safira Gomes, 14 anos, como gerente de Comunicação e Inovação.

As meninas foram acompanhadas pela facilitadora de Projetos da Plan em São Luís, Joceline Conrado. A cerimônia de transmissão simbólica do cargo foi realizada durante reunião com a presença do diretor de Administração e Finanças da EMAP, Artur Thiago Costa, representando o presidente Ted Lago; da diretora de Relações Institucionais, Rita de Cássia Choairy, e do diretor de Engenharia, Sérgio Aranha. Também participaram da reunião as gerentes Kátia Bezerra (Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade), Deborah Baesse (Comunicação e Inovação), Gabriela Heckler (Assessoria Jurídica) e a assessora técnica Danielle Fernandes.

“Como empresa pública com a missão de ser motor de desenvolvimento para o Maranhão e para o Brasil, a EMAP abraça a campanha Meninas Ocupam com entusiasmo. É uma ação que dialoga com o nosso Programa de Diversidade, o Somos, um processo educativo e formativo para a inclusão e a diversidade dentro do ecossistema portuário”, afirmou o diretor Artur Thiago.

A iniciativa da Plan é uma das atividades da campanha #MeninasOcupam, realizada em prefeituras, secretarias e empresas do Brasil com o objetivo de estimular o desenvolvimento de políticas públicas que impulsionem o potencial das meninas e assegurem o pleno exercício de seus direitos.

Clara Maria que viveu a experiência de ser presidente da empresa pública por um dia, falou da profissão que almeja seguir. “Quero me tornar advogada para defender os direitos das mulheres”, comentou.

A adolescente participa do projeto Cambalhotas, desenvolvido pela Plan Internacional e que busca a conscientização e autoproteção de crianças de até 12 anos contra abusos.

O dia das gestoras

Depois de se reunirem com a diretoria e assinar os termos simbólicos de posse, as meninas participaram de uma roda de conversa com lideranças femininas da empresa. O momento, mediado pela jornalista Seane Melo (Gecom), contou com a presença da diretora Rita Choairy e das gerentes Carol Maranhão (CSL), Graça Abreu (Recursos Humanos), Deborah e Gabriela. Mesmo sendo uma empresa do setor portuário, área onde historicamente predomina o trabalho masculino, a EMAP apresentou uma realidade em transformação às meninas gestoras por um dia.

Dos 230 cargos ocupados na empresa, 83 são exercidos por mulheres, o que representa 45% do total e está acima tanto da média nacional (37%) quanto da média do setor público (22%). Dentre os cargos de liderança (em nível gerencial), 54% são ocupados por mulheres. Dentre as cinco diretorias da empresa, uma, a de Relações Institucionais, tem uma mulher à frente. Além disso, na Diretoria de Operações, coração da atividade portuária, de um total de sete gerências, quatro estão nas mãos de mulheres, bem como metade das gerências da Diretoria de Administração e Finanças.

Outubro das meninas

Durante todo o mês de outubro, a Plan International Brasil realiza uma série de ações para chamar a atenção da população brasileira e sensibilizá-la sobre os problemas que afetam globalmente a vida de meninas em países pobres e emergentes. A campanha visa impulsionar o potencial das meninas, assegurando o pleno exercício de seus direitos por meio da redução da pobreza e da discriminação de gênero.

Mais de 200 meninas, de aproximadamente 50 países onde a Plan International está presente, participam da iniciativa, ocupando cadeiras de presidentes, CEOs e apresentadores de TV durante um dia.

A campanha Por Ser Menina foi lançada mundialmente no dia 11 de outubro de 2012, junto com a comemoração do Dia Internacional da Menina. A campanha desenvolve ações e projetos para impulsionar o potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos.

 

Anterior Pesquisa aponta que somente no Brasil o e-commerce aumentou o faturamento em 785%
Próximo Draga holandesa trabalha intensamente no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes