Ministro Fávaro visita terminal de cargas para exportações e importações de animais e de produtos agropecuários em Viracopos


O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve nesta quarta (11) no aeroporto de Viracopos, onde conheceu a área administrativa, o terminal de carga viva para exportações e importações de animais vivos, como bovinos, suínos e equinos, além dos terminais de carga onde ficam armazenados produtos importados e para exportação.

Fávaro atendeu a um convite da chefia da Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do aeroporto e da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo (SFA-SP). Ele esteve acompanhado do secretário de Defesa Agropecuária (SDA), Carlos Goulart.

Durante a visita, a chefe do Vigiagro em Viracopos, Rita Lourenço, explicou que pelo aeroporto de Campinas são transportados cavalos, bois, material genético avícola (pintinhos) e pets. Algumas instalações precisam ser ampliadas, em função do volume de animais vivos em trânsito ter crescido. Segundo ela, alguns ajustes também são necessários e já foram demandados à ABV (Aeroportos Brasil Viracopos), que administra o aeroporto.

Em reunião com o presidente da ABV, Gustavo Müssnich, Fávaro foi informado sobre a situação ainda indefinida sobre a concessão do aeroporto. A empresa desistiu da devolução ao governo federal e aguarda a formalização do processo que permitirá a permanência. Quando a questão jurídica for resolvida, a ABV deve avaliar a possibilidade de investir no terminal alfandegado para importação e exportação dos animais.

Fávaro visitou as instalações e também reforçou que o Mapa vai apoiar nas adequações.

Acompanhado por Rita, Goulart, pelo superintendente Guilherme Campos (SFA-SP) e assessores, o ministro teve a oportunidade de ver cavalos e pintinhos no aeroporto.

De acordo com a ABV, Viracopos é o maior aeroporto do país em valor de cargas – perde apenas para o Porto de Santos – e o quarto maior em volume de passageiros.

Anterior Porto de Paranaguá recebe mais 30 unidades de blindados para o Exército Brasileiro
Próximo Porto Itapoá tem melhor mês para importações em 2023