Movimentação de cargas cresce nos aeroportos catarinenses


A movimentação internacional de cargas por meio dos aeroportos catarinenses registrou um crescimento de 20,8% no primeiro trimestre de 2024 em relação a igual período de 2023. Nos primeiros meses de 2024, o comércio exterior foi responsável por movimentar 1,1 mil toneladas.

No mesmo período, os aeroportos do estado registraram um movimento doméstico de cargas de 3 mil toneladas, um incremento de 6,4% em relação aos três primeiros meses de 2023. O Aeroporto de Navegantes liderou em volume transportado, com 1,3 mil toneladas, enquanto o de Florianópolis movimentou 1,2 mil toneladas, seguido pelos terminais aéreos de Joinville, com 277,5 toneladas; Chapecó, com 198,8 toneladas; Jaguaruna, com 39,3 toneladas; e Correia Pinto, com 1,5 toneladas.

A expectativa é de que o volume de cargas internacionais cresça ainda mais nos próximos meses, reflexo da recente inclusão de novas linhas de aviões cargueiros conectando Santa Catarina com a Europa pelo aeroporto da Capital. Operada pela Latam, a rota cargueira inédita entre Europa e Florianópolis tem decolagens de Amsterdam às segundas-feiras e de Bruxelas às quintas-feiras. Com isso, 1,6 mil toneladas de cargas internacionais a mais poderão ser transportadas por ano da Europa para Santa Catarina. O investimento da Zurich Airport Brasil para ampliar a capacidade do terminal internacional de cargas em 400% foi de R$ 9 milhões.

Passageiros – O movimento de passageiros internacionais também cresceu nos aeroportos de Santa Catarina no primeiro trimestre de 2024. Foram 316.849 mil viajantes, um aumento de 84,8% ante o registrado no mesmo período em 2023. O resultado também ficou acima da média nacional, que cresceu 23%. O estado tem a terceira maior movimentação de passageiros internacionais do Brasil, ficando abaixo apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. O aeroporto de Florianópolis segue sendo a principal porta de entrada e saída, com 309,4 mil passageiros internacionais. O Aeroporto de Navegantes registrou 7,3 mil viajantes.

Já o movimento de passageiros domésticos nos aeroportos de SC teve queda de 1,6% no primeiro trimestre, em relação a igual período de 2023. Foram 1,6 milhões de passageiros transportados em seis aeroportos. O Aeroporto de Florianópolis registrou 841,6 mil passageiros, seguido por Navegantes com 544,8 mil, Chapecó com 142,1 mil, Joinville com 115,2 mil, Jaguaruna com 29,5 e Correia Pinto com 5,2 mil.

Os dados foram apurados pela Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC, conforme informações divulgadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na última semana.

Com informações da assessoria de imprensa da Latam e Governo de SC

 

Anterior Diretoria da Portos RS é reconduzida para mais dois anos de gestão
Próximo Antaq participa de missão internacional à África do Sul para debater o setor aquaviário