O CMA CGM Jacques Saade passa a fazer parte da frota


O primeiro navio porta-contentores de 23.000 TEU do mundo a ser movido a gás natural liquefeito. Uma tecnologia pioneira que visa preservar a qualidade do ar e acelerar a transição energética do transporte marítimo. O novo carro-chefe do Grupo CMA CGM é o primeiro de uma série de nove navios porta-contêineres de 23.000 TEU, uma frota homogênea movida a GNL com bandeira francesa. A CMA CGM Jacques Saade junta-se à French Asia Line, a linha mais emblemática do Grupo CMA CGM entre a Ásia e o Norte da Europa.

O CMA CGM Jacques Saade juntou-se à frota do Grupo CMA CGM, tornando-se assim o maior navio porta-contentores movido a GNL do mundo. Líder global em transporte e logística, a CMA CGM fez a escolha simbólica de nomear seu novo carro-chefe em homenagem a seu fundador, Jacques Saadé, um visionário e empresário.

Uma cerimônia de nomeação exclusiva para um navio exclusivo — A entrada na frota do CMA CGM Jacques Saadé foi marcada por uma cerimônia de nomenclatura digital inédita em que os representantes do estaleiro em Xangai e a gestão do Grupo CMA CGM em Marselha compartilharam um momento marcante emocionante em sua história comum. Abençoada pelo padre Francis Fang, a embarcação foi então oficialmente batizada por sua madrinha, Tanya Saadé Zeenny, que desejou ao navio, ao capitão e à tripulação boa sorte em suas futuras viagens com as tradicionais palavras — Que Deus abençoe este navio e todos quem vai navegar nela —.

LNG, uma escolha pioneira que visa preservar a qualidade do ar e impulsionar a transição energética — Em novembro de 2017, Rodolphe Saadé, presidente e CEO do CMA CGM Group, decidiu equipar esta série de navios porta-contêineres com motores movidos a GNL — uma inovação na história do transporte marítimo de navios ultragrande. O Grupo CMA CGM provou assim seu compromisso em impulsionar a transição energética do transporte marítimo.

Hoje, o GNL é a solução mais avançada no que diz respeito à preservação da qualidade do ar. Ele permite uma redução de 99% nas emissões de dióxido de enxofre e partículas finas, e uma redução de 85% nas emissões de dióxido de nitrogênio, indo muito além dos regulamentos existentes. O GNL emite até 20% menos CO2 em comparação com a motorização de combustível. Essa tecnologia é um dos primeiros passos para alcançar o ambicioso objetivo de neutralidade de carbono do CMA CGM Group para 2050.

Embarcações cheias de inovação, o resultado de sete anos de pesquisa e desenvolvimento de especialistas da CMA CGM — Estas nove embarcações estão repletas de inovações, o resultado de uma longa cooperação entre os especialistas em pesquisa e desenvolvimento da CMA CGM e parceiros industriais. Além da motorização de GNL, as embarcações oferecem tecnologias avançadas: o cockpit possui as mais recentes tecnologias digitais incorporadas para auxiliar o comandante e a tripulação, em particular nas manobras portuárias. Eles apresentam uma proa reta reprojetada com um bulbo integrado, um leme reprojetado e uma hélice reprojetada que melhoram substancialmente a hidrodinâmica da embarcação, reduzindo assim o consumo de energia. Essas nove embarcações possuem uma etiqueta específica “LNG Powered” que será reconhecida em todos os mares do globo.

Um projeto de construção extraordinário que mobilizou o know-how e expertise dos especialistas do Grupo CMA CGM e seus parceiros industriais — Desde a concepção até à operação, sem esquecer a construção, o CMA CGM Jacques Saade beneficiou do know-how e da experiência dos melhores líderes da indústria francesa, europeia e mundial. Várias empresas especializadas desempenharam seus papéis neste projeto de construção marcante, incluindo: BIO-UV Group, um especialista francês em sistemas de desinfecção de água à base de ultravioleta que forneceu o sistema BIO-SEA, uma tecnologia de tratamento de água de lastro, CSSC, os estaleiros de Xangai que desenvolveram um know-how e experiência globalmente reconhecidos na construção de navios porta-contêiner Cryostar, um especialista francês em equipamentos criogênicos de alta tecnologia que forneceu as bombas de GNL, Bureau Veritas, empresa de classificação francesa encarregada de garantir a certificação do CMA CGM Jaques Saade e dos seus navios irmãos, BLM, uma empresa francesa que fornecia guinchos e molinetes, GTT, uma empresa francesa de tecnologia e engenharia especializada em sistemas de contenção de membrana, selecionada para o projeto de tanques de GNL e serviços técnicos relacionados, Schneider Electric, um grupo industrial francês que projetou os quadros elétricos da embarcação, Sperry Marine, empresa sediada no Reino Unido e responsável pelos equipamentos de radionavegação e plataforma. Total e porto de Rotterdam que prestou serviços de reabastecimento de GNL, Wärtsilä, uma fornecedora finlandesa de gás que lidava com sistemas e sistemas auxiliares, WinGD, o principal projetista do motor do CMA CGM Jacques Saade.

CMA CGM é pioneira no campo de excelência de GNL da França em transporte marítimo — O CMA CGM Jacques Saade, juntamente com seus oito navios-irmãos de 23.000 TEU (unidade equivalente a vinte pés), serão registrados no Registro Internacional Francês (FIR). Eles levarão os nomes de monumentos parisienses e outros locais e instituições renomados de toda a capital francesa (Champs Elysées, Palais Royal, Louvre, Rivoli, Montmartre, Concorde, Trocadéro e Sorbonne). A CMA CGM escolheu a Total como parte de uma importante parceria industrial para fornecer gás. Fazendo assim da CMA CGM o iniciador na estruturação de um genuíno campo de GNL de excelência no transporte marítimo.

Uma primeira viagem na maior rota marítima do mundo no centro das trocas entre a Ásia e a Europa — A CMA CGM Jacques Saade iniciará a sua viagem inaugural a partir do dia 23 de setembro na French Asia Line (FAL), a linha mais emblemática do Grupo CMA CGM entre a Ásia e o Norte da Europa. Sua rotação o levará aos portos de Pusan ??na Coréia do Sul; Tianjin, Ningbo, Xangai e Yantian, China; Cingapura; Southampton, Dunquerque, Hamburgo, Rotterdam, Algeciras na Europa; e Port Kelang na Malásia. Esta linha oferece um atendimento semanal de 13 chamadas ao longo de 84 dias.

O CMA CGM Jacques Saadé materializa o nosso compromisso com o planeta. Esta embarcação foi aprimorada com as tecnologias mais recentes e é o resultado de sete anos de pesquisa e desenvolvimento. Ao mesmo tempo em que garante a segurança de nossa tripulação, preserva a qualidade do ar e fará parte da nossa luta contra o aquecimento global. Ele melhora significativamente a pegada ambiental das mercadorias transportadas. Demos um grande passo em frente. Precisamos ir mais longe para construir um transporte que respeite ainda mais o meio ambiente— declarou Rodolphe Saadé, presidente e diretor-presidente, por ocasião da entrada em serviço da CMA CGM Jacques Saade.

Fonte: Fator Brasil

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