Operações de comércio exterior devem ter alta de 12% em 2022


Empresa catarinense de comércio exterior encerrou 2021 com faturamento de R$34 milhões e para 2022 projeta crescimento de 12% em transações internacionais, especialmente com a China.

Apesar dos desafios em relação à logística e a alta do frete marítimo, a Tek Trade, empresa com 15 anos de atuação e referência em comércio exterior em Santa Catarina, confirma projeção de crescimento. Para 2022, a direção espera alta de 12% no volume de contratos comerciais fechados para importações ao Brasil e exportação de cargas para outros países.

De acordo com o diretor da empresa e especialista no setor, Sandro Marin, as projeções são preliminares e podem variar, por exemplo, com a nova onda de disseminação da Covid-19. “Apesar de ser comum em ano de eleições haver incertezas quanto ao comportamento do mercado, somado a isso temos novos picos de contaminação pelo coronavírus e outras doenças respiratórias que dificultam projeções. É um fator que afeta não apenas o Brasil como também a logística internacional e outros países que temos relações comerciais. Atualmente, a concentração maior da nossa pauta comercial, sem dúvidas, é com o continente asiático, o que pode ser afetado com a disseminação de novas variantes”, avalia Marin.

Entre os itens que deverão seguir em crescimento de importação ao Brasil pela Tek Trade estão: adubos e fertilizantes para o agronegócio, cabos de aço para indústria e construção civil, equipamentos eletrônicos e de tecnologia relacionados à indústria 4.0, além de itens para bem-estar, saúde e testagem da Covid-19.

Frete marítimo é principal entrave para retomada do comércio exterior

Apesar dos sinais de recuperação da economia mundial e o aumento da cobertura vacinal, o valor do transporte marítimo segue impossibilitando crescimento do setor. De acordo com Marin, atualmente, o frete marítimo dos containers de 40 pés custa em torno de US$ 14 mil.

“As reduções de alíquotas pelo Governo Federal para trazer produtos ao país são paliativas para abastecer o mercado com itens que estão em falta e uma tentativa de ‘equilibrar a conta’ já que o frete marítimo chegou em um patamar absurdo nos últimos anos. E o pior é que se o transporte fica mais caro tem outra taxa que acompanha: o Adicional de Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), que representa exatos 25% do valor cobrado pelo frete e é destinado aos cofres públicos da União. Essa taxa, sim, deveria ser revista”, ressalta.

 

“Diante dos desafios em relação à logística – como a grande dificuldade para encontrar espaços vazios em contêineres, engarrafamentos nos portos e o valor do frete marítimo atingindo níveis recordes – foi uma vitória manter em 2021 índices de faturamento de anos anteriores”, explica.

Sobre a Tek Trade

A Tek Trade é uma empresa catarinense e atua desde 2005 no ramo de importação e exportação no Brasil. É membro fundador do SINDITRADE – Sindicato das Empresas de Comércio Exterior do Estado de Santa Catarina. Com milhares de operações de importação e exportação realizadas com sucesso, a Tek Trade detém todo o conhecimento necessário para operar em comércio exterior com eficiência atendendo de micro a grandes companhias. www.tektrade.com.br

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