Palestra na TCP reúne jovens aprendizes para falar sobre crescimento de carreira


Maior empregador privado do litoral paranaense, TCP conta com 56 aprendizes atuando em mais de 15 setores

Nesta quarta-feira, 24 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador – também conhecido como Dia do Jovem Aprendiz – data estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com o objetivo de valorizar a importância da introdução de jovens no mercado de trabalho. Para marcar a data, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, promoveu a palestra “Vamos falar sobre desenvolvimento e crescimento de carreira?”, evento que contou com o apoio da ONG Gerar, instituição parceira na implementação do Programa Aprendiz Legal, que realiza a capacitação teórica dos aprendizes.

A palestra foi destinada aos 56 aprendizes que hoje fazem parte da equipe de mais de 1.500 colaboradores do Terminal, o maior empregador privado do litoral paranaense. O gerente de recursos humanos da TCP, Washington Renan Bohnn destaca que “para a TCP, é extremamente positivo investir na capacitação dos aprendizes, pois, assim que surgem oportunidades internas de efetivação, damos preferências para admitir esse quadro. Acreditamos que os futuros talentos que vão impulsionar o crescimento econômico de Paranaguá estão aqui, e precisam apenas de oportunidade, incentivo e apoio para construir o seu futuro”.

Nos últimos cinco anos, 107 jovens aprendizes foram promovidos para cargos de auxiliares e assistentes no Terminal, e Eduarda Alves Marcelino, 25 anos, é um desses exemplos de sucesso. Contratada como aprendiz em 2017, ela foi efetivada dois anos depois, assumindo o posto de assistente de faturamento e, em 2022, conquistou um novo cargo como analista de RH, atuando, agora, no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. “A experiência como aprendiz me preparou para o meu crescimento, pois contei com ótimos profissionais que me ensinaram do zero, e na prática, a executar as atividades que realizo hoje. Todos os treinamentos e orientações que recebi na TCP com certeza impulsionaram a minha carreira e trouxeram direcionamento”, conta.

Estudante de engenharia civil, Lucas da Graça Santos Teixeira, 19 anos, entrou como jovem aprendiz da TCP há 11 meses no setor de planejamento e controle de operações, sendo responsável por auxiliar no controle de escalas e da aplicação de treinamentos e formações para os operadores. “O programa de aprendizagem do Terminal está sendo crucial para o meu crescimento profissional, principalmente na área em que atuo, na qual nunca havia tido contato anteriormente”, explica.

Com direitos a salário, vale transporte, 13º, plano de saúde, e férias remuneradas, o programa de aprendizagem da TCP está com vagas abertas. Basta acessar o site https://tcp.gupy.io/ para conferir as oportunidades disponíveis.

Anterior LATAM amplia em 150% os voos diretos Florianópolis-Santiago a partir de julho
Próximo Em São Paulo, Jorginho Mello apresenta Santa Catarina a investidores e empresários no maior centro econômico do Brasil