Porto de Itajaí registra no 1º trimestre de 2019 um aumento de 42% na movimentação de cargas


Na movimentação de contêineres e escalas os números também foram superiores ao mesmo período do ano passado.

Quando o ano de 2018 encerrou, já era previsto para o setor de operações da Superintendência do Porto de Itajaí o resultado de perspectivas positivas. Prova disso pôde ser apresentada nos três primeiros meses deste ano. O primeiro trimestre de 2019 destacou aumento significativo nos itens de tonelagem (cargas gerais), contêineres movimentados (TEU’s) e escalas de atracação de navios.

Apenas com base no relatório específico a março, foi registrado 79 escalas realizadas no Complexo Portuário de Itajaí, totalizando uma movimentação de 1.045.198 toneladas e a movimentação de 94.564 TEU’s (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento).

Na margem direita do cais, a movimentação nos berços públicos (berço 03) e da APM Terminals Itajaí, empresa arrendatária do Porto de Itajaí (berços 01 e 02), durante o mês de março, somou 37 embarcações com a soma de 449.345 toneladas movimentadas e 38.582 contêineres. Em comparação com o mesmo período do ano passado (março/2018), destaque para o crescimento de 19% na movimentação de toneladas, 3% nas atracações e 14% na movimentação de contêineres.

Num comparativo entre os três primeiros meses (janeiro/fevereiro/março) de 2018 para 2019, o rendimento foi extremamente positivo tanto para o Complexo Portuário num todo como nas áreas da APM Terminals e cais público.

Na APM Terminals, em 2019, as atracações tiveram um aumento de 23%passando de 90 para 111 escalas de navios atracados. Na movimentação de TEU’s, (contêineres de 20 pés), o aumento foi de 42% passando de 75.148 para 106.688 unidades. Quanto a movimentação de toneladas, o aumento foi de 42%, passando de 856.926 toneladas para 1.220.314 toneladas.

Dando sequência ao bom desempenho do primeiro trimestre de 2019, no Complexo os números também se destacaram. Na movimentação de cargas o crescimento passou de 2.993.284 toneladas para 3.117.504 – um crescimento de 4%. Em TEU’s, o aumento superou os 261.824 de 2018 para 278.523 contêineres de 20 pés movimentados destacando um crescimento de 6%. Nas atracações de navios o aumento foi convincente registrando 1% de aumento * Somente para as embarcações que movimentaram cargas em geral.

Segundo Heder Cassiano Moritz, Técnico em Nível Superior da Superintendência do Porto de Itajaí, o balanço do trimestre foi positivo, em se mantendo nas projeções de 2018,Estamos mantendo o padrão que iniciou no início de 2018 e agora neste ano vem se mantendo e destacando taxas de crescimento já registradas nos últimos meses, ou seja, tornou-se uma constante em termos da movimentação de cargas de contêineres e receita cambial movimentada. Nossa meta é manter as condições operacionais aprimorando e melhorando sempre nossa infraestrutura de acesso aquaviário e terrestre para que as linhas que hoje estão sendo executadas e operadas permaneçam”, pontuou.

O Terminal PORTONAVE registrou durante o mês de março 38 escalas de navios e no acumulado do trimestre 120 navios atracados registrando uma queda de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Movimentou ainda em março 579.789 toneladas e no trimestre 1.850.950 toneladas. Já na movimentação de contêineres, março registrou 55.982 TEU’s e no acumulado deste primeiro trimestre 171.835 unidades.

No Terminal BRASKARNE foiregistrado uma escala sem movimentação de cargas. Sua movimentação acumulada do trimestre somou 4 escalas com 11.146 toneladas.

O Terminal portuário TEPORTI foram registradas duas escalas com 10.064 toneladas elevando a movimentação acumulada do trimestre para seis escalas com 20.094 toneladas, verificando-se um crescimento de 20% na movimentação de cargas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já no Terminal POLY TERMINAIShouve o registro de apenas uma escala movimentado 6.000 mil toneladas.

“A velocidade em que o nosso Porto vem crescendo nos preenche de orgulho e satisfação. A qualidade pelo excelente serviço portuário que Itajaí oferece vem aumentando a geração de riquezas para a nossa cidade. O atual cenário é positivo pois gira a economia através da captação de receitas e estimula avanços para o Estado de Santa Catarina e assim inclui o Complexo Portuário de Itajaí no mercado de concorrência portuário do país”, acrescentou Volnei Morastoni, Prefeito de Itajaí.

Num comparativo entre 2018 e 2019, os produtos mais exportados de março foram: Pescados (93,7%), Papel e Derivados (65.9%) e Cerâmica e Vidros com (46,7%). Nas mercadorias importadas o destaque de março foram: Madeiras e Derivados (23,9%), Pescados (16,3%) e Alimentos em Geral com (14,9%).

Ainda no mês de março, ocorreram 3 atracações com desembarque de veículos importados da montadora General Motors (GM) no berço 3 do Porto de Itajaí. Ao total desembarcaram 3288 veículos com uma soma total de 50.032 toneladas.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles destaca o fechamento do primeiro trimestre de 2019 e cita pontos cruciais que foram determinantes para a retomada das atividades portuárias em Itajaí:

“O trabalho é continuo, semanal, diário e árduo. Podemos dizer que atualmente isso é fruto de um excelente trabalho por parte de muitos personagens envolvidos que atuam diretamente na classe portuária, destacando se a mão de obra dos trabalhadores portuários através da arrendatária – APM Terminals, a participação dos órgãos intervenientes do complexo, a conclusão de obras estruturantes como a efetivação da manutenção de dragagem que nos assegura numa profundidade de 14 metros permitindo num futuro não tão distante o acesso de navios de até 366 metros, também destaco um trabalho excepcional de equalização das tarifas do porto, a ocupação do cais público no berço 3 e em breve teremos atracações no berço 4 recebendo cargas em geral. Estamos vivenciando através do Governo Federal, uma definição quanto a futura concessão do Porto de Itajaí, sendo um novo ciclo para a cidade com efeitos de segurança e projeções operacionais para o futuro. Com base no relatório de estatísticas que divulgamos mensalmente, os números vêm refletindo todos os serviços que estamos fazendo neste sentido e certamente teremos a frente expectativas ainda mais positivas para o nosso Porto”, afirma.

Obs: O relatório completo de estatísticas referente ao mês de março de 2019 pode ser conferido clicando aqui.

 

 

Anterior Conab reduz produção de açúcar para 29 milhões de toneladas
Próximo Ricardo Arten assume como CEO da BTP a partir de maio