Porto de Salvador completa 109 anos de história e influência na economia baiana


O Porto do Brasil, como era chamado o Porto de Salvador, foi criado em 13 de maio de 1913, a partir do Decreto nº 11.236, publicado em 21 de outubro de 1914. A escolha do local tem relação com o desenvolvimento da própria cidade. Thomé de Sousa, primeiro Governador Geral, escolheu a área onde fica o Elevador Lacerda para montar o centro
administrativo da província. Na região, por onde também se desenvolveu o Centro Histórico, até hoje está o Palácio Rio Branco, antiga Casa do Governo, e ao redor demais prédios antigos, como a Câmara de Vereadores. O Porto foi construído no Comércio pela proximidade das ladeiras que davam acesso à primeira área habitada, como as ladeiras da Paciência e da Preguiça.

Administrado pela CODEBA, o Porto de Salvador foi responsável pela movimentação de 5.665.376 milhões de toneladas de commodities, peças de projetos, celulose, soja, além da movimentação de contêineres, em 2021. Localizado na Baía de
Todos-os-Santos – a segunda maior baía navegável do mundo -, junto com os Portos Organizados de Aratu-Candeias e Ilhéus, mais sete TUPs (Terminal de Uso Privado), integra o complexo portuário da Bahia. No ano passado, os três Portos Públicos baianos movimentaram 13.491.011 toneladas de produtos, superando o recorde anual histórico, registrado em 2017: 11,8 milhões de toneladas.

 

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