Porto do Itaqui quer dobrar exportação de grãos em 2020


O Porto do Itaqui foi o que mais exportou grãos em 2018 entre os portos do Arco Norte, atingindo a marca de 9,8 milhões de toneladas, o equivalente a cerca de 8% da produção do ano. O dado divulgado nesta semana pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), associado às projeções de crescimento da safra de grãos em 2019, demonstra o potencial de expansão do porto público do Maranhão.

“Nossa expectativa é superar o bom desempenho da movimentação registrada em 2018 e consolidar o Itaqui como melhor opção para escoar a produção de grãos do corredor centro-norte do país”, afirma o presidente do Itaqui, Ted Lago.

A projeção é de que neste ano a produção de grãos supere a marca de 2018, chegando aos 234,1 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o que representa um crescimento de 2,7% (dados divulgados na terça-feira, 12). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), serão 230,7 milhões de toneladas (1,9% mais do que o ano passado). E esta deve ser a segunda maior marca da série histórica, atrás apenas das 240,6 milhões de toneladas produzidas em 2017.

Anterior Bolsonaro diz que privatizará 10 áreas portuárias no primeiro semestre
Próximo Porto de Itajaí precisará pagar R$ 6,5 milhões a pescadores devido a impactos causados por obra no local