Porto Itapoá registra movimentação recorde em março


Com mais de 51,6 mil contêineres movimentados, março foi o mês com maior volume de operações no Porto de Itapoá desde sua inauguração há mais de 10 anos. No acumulado do trimestre, o porto registrou aumento de 14,5% na movimentação. Neste período, 39% das operações feitas pela Tek Trade, empresa especializada em comércio exterior, foram realizadas por Itapoá.

O mês de março foi histórico para o Porto Itapoá com o registro recorde, desde sua inauguração há mais de dez anos, com mais de 51,6 mil contêineres movimentados no período. O recorde anterior era de julho de 2022, quando o porto registrou movimentação superior a 49,7 mil contêineres. O acumulado do trimestre também foi positivo, com aumento de 14,5% se comparado ao trimestre anterior. Neste período, 39% das operações feitas pela Tek Trade, empresa especializada em comércio exterior, foram realizadas por Itapoá.

“O Porto de Itapoá, no norte do estado, possui uma localização privilegiada, na Baía da Babitonga, e facilita a atracação dos navios de grande porte. Também está mais próximo dos nossos clientes que são, principalmente, do Sudeste brasileiro. Além do benefício fiscal do ICMS concedido por Santa Catarina, é um porto que investe continuamente em tecnologias e modernos equipamentos que trazem mais agilidade aos processos, sendo considerado um dos terminais mais eficientes da América Latina”, afirma o diretor da Tek Trade Sandro Marin.

Investimento em tecnologia

Entre as recentes aquisições do Porto de Itapoá está um novo scanner, já em operação, para inspecionar os contêineres que entram em seu pátio. O equipamento modelo HCVM XT, que é o primeiro em território brasileiro, teve um investimento de cerca de R$10 milhões.

Aquisição recente também foram dez guindastes móveis sob pneus operados por controle remoto, únicos na América do Sul, que darão mais agilidade às operações do terminal. Com investimento de mais de 25 milhões de dólares, os primeiros equipamentos chegam em maio, enquanto a segunda remessa está programada para novembro deste ano.

Anterior ATP convida ministro de Portos e Aeroportos para missão na Bélgica
Próximo América do Sul recebe primeiro superiate de alto luxo com mais de 40 metros