Publicado chamamento para gestão da ferrovia interna do Porto de Santos


Interessados em constituir a cessionária que administrará a ferrovia interna do Porto de Santos (FIPS) pelo prazo de 35 anos já podem conferir a documentação necessária para participar da seleção. O edital de chamamento foi divulgado nesta segunda-feira (5) no site da Santos Port Authority (SPA), a autoridade portuária de Santos, e será publicado no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.

Aprovado em julho pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o projeto da FIPS prevê que o titular do contrato de cessão será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento e terá de realizar investimentos da ordem de R$ 891 milhões. A novidade é o contrato com perfil associativo, ou seja, os habilitados compartilharão custos e operações ao longo da vigência contratual.

Atualmente, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano e necessita alcançar 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume oriundo das ferrovias ligadas ao Porto de Santos, das concessionárias MRS, Rumo e VLI.

 

Anterior Portocel obtém autorização para receber navios de maior capacidade
Próximo Assinatura de compra e venda de ações da Codesa marca primeira desestatização portuária do país