Reunião na Superintendência do Porto de Itajaí tratou sobre retomada de operações com exportação de madeiras


Na manhã desta terça-feira, 04, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, juntamente com o Diretor Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza, o Diretor Geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sorae o Diretor Geral de Operações Logísticas, Ricardo de Amorim, receberam a visita dos Dirigentes do Grupo CTIL, presidente, César de Oliveira, e os diretores Alexandre Santos e Thomas Lima.

O encontro teve por objetivo principal, apresentar por meio da CTIL, operadora portuária pré-qualificada para operar no Porto de Itajaí, os projetos da empresa SUDATI (Indústria de Madeiras, Compensados e Derivados), para atuar no porto de Itajaí, com cargas de exportação.

Originária de Palmas, Paraná, a SUDATI atua no mercado portuário nacional e internacional com ampla experiência, tanto no modal contêiner, como também através de navios de carga geral, exportando maioria de suas cargas atualmente pelos portos de São Francisco do Sul (SC), e Paranaguá (PR), com destino principal os Estados Unidos.

Inicialmente, de acordo com a diretoria da empresa, as operações poderiam começar durante o mês de outubro, tendo previsão inicial de até dois navios por mês, e, posteriormente, seguindo um cronograma de operações, a expectativa é de que até quatro navios sejam atendidos mensalmente.

No porto de Itajaí, as cargas de exportação de madeiras teriam destino os Estados Unidos, inicialmente. Chegando ao terminal, parte da carga seria embarcada diretamente para o navio e outro montante seria acondicionado no Armazém. As operações deste modal irão acontecer nos berços 03 e 04, área pública do terminal.

Segundo o Superintendente Fábio da Veiga, a visita da diretoria da CTIL, juntamente com os representantes da SUDATI, confirmam que o porto de Itajaí tem capacidade estrutural para receber estas cargas, oportunizando ainda mais aumento na movimentação de cargas gerais:

“Tivemos a grata satisfação de receber nesta manhã o operador portuário pré-qualificado, CTIL, juntamente com todo seu corpo gestor, proprietários, e também a oportunidade de nos apresentar o seu Executivo-Geral que irá organizar a operação em Itajaí, senhor Thomas Lima, cuja experiência profissional na área portuária somam mais de duas décadas. Nos apresentaram toda a diretoria da empresa SUDATI, empresa que deve começar ainda nesse mês a realizar operações no Porto Público com exportação de madeiras. Mesmo com estrutura para receber este tipo de cargas, por muitos anos o porto não vinha realizando estas operações, e, agora, com esta retomada, teremos um implemento em nossa movimentação, e isso deve gerar um excelente ganho também para os trabalhadores portuários avulsos (TPAs). Com nossas operações estáveis, e, com cada novo navio que entra no Porto de Itajaí, tenho certeza que ganham todos os envolvidos na atividade portuária, e acima de tudo, ganha a cidade”, conclui o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

 

Anterior Porto Itapoá promove palestra sobre leis de incentivo fiscal
Próximo Avança processo de licitação do Moegão ferroviário do Porto de Paranaguá