Seadrill sofre desvalorização de US $ 1,2 bilhão


A contratada de perfuração offshore Seadrill registrou uma enorme perda no primeiro trimestre do ano devido a encargos por redução ao valor recuperável em meio a uma redução significativa na demanda global de petróleo. Além disso, a Seadrill decidiu sair da NYSE e se concentrar exclusivamente em sua listagem de Oslo.

A receita da Seadrill no 1T 2020 foi de US $ 321 milhões, com uma proporção menor de receitas reembolsáveis, uma queda de 19% em relação às receitas de US $ 398 milhões no 4T 2019.

A redução foi resultado, em grande parte, de uma redução na receita de contratos de gestão para recargas de preparação e mobilização de contratos com o Oceano Norte e a Sonangol.

Uma redução nos dias de operação da sonda e menor utilização operacional também contribuíram para essa diminuição.

Houve US $ 1,2 bilhão em outras perdas operacionais no primeiro trimestre.

A redução deveu-se principalmente ao reconhecimento de imparidades em relação às unidades de perfuração, após a redução significativa na demanda global de petróleo e, consequentemente, a visão da empresa quanto à capacidade operacional futura de certos ativos.

Perda líquida atribuível aos acionistas de US $ 1,56 bilhão, equivalente a uma perda líquida por ação de US $ 15,59, em comparação com uma perda líquida de US $ 199 milhões no 4T 2019.

A utilização técnica e econômica foram de 95% e 93%, respectivamente.

A utilização foi mais baixa do que o esperado, como resultado de menos dias de operação no West Jupiter e rescisões de contrato para West Cressida e West Castor.

Segundo Seadrill, a decisão de continuar investindo em ativos de perfuração sem contrato exige uma abordagem disciplinada.

“É nossa opinião que os equipamentos de mercado precisarão prevalecer em níveis significativamente mais altos antes que decisões prudentes de reativação dos ativos atualmente estocados a frio sejam tomadas”, disse Seadrill.

Dada uma mudança material no ambiente macro, a Seadrill precisou avaliar se o contínuo empilhamento a frio de ativos e os custos de reativação associados produzem o retorno do investimento que as partes interessadas merecem.

Essas avaliações influenciam diretamente a avaliação da Seadrill do valor contábil de sua frota e, como conseqüência, a Seadrill fez prejuízos significativos nos valores da sonda, pois acredita que há uma probabilidade aumentada de que até 10 ativos, principalmente semi-submersíveis, podem não retorne ao mercado e precisaria ser descartado.

Anton Dibowitz , Presidente e CEO, comentou: “Este setor tem dois desafios fundamentais que são enfatizados pelos eventos recentes – há muitas plataformas com dívidas demais. No trimestre, registramos uma redução no valor de US $ 1,2 bilhão, pois reconhecemos, juntamente com outros do setor, que é provável que alguns de nossos ativos retornem ao mercado e precisem ser descartados.

“ Os ativos em todo o setor também carregam níveis de dívida que dificilmente serão sustentáveis ​​e, consequentemente, devemos esperar que um endividamento substancial seja convertido em patrimônio. Somente quando o setor abordar essas duas questões, estaremos em uma posição em que o equilíbrio entre oferta e demanda do mercado possa oferecer retornos razoáveis ​​de investimento para as partes interessadas “.

Durante o trimestre, a Seadrill adicionou US $ 77 milhões em carteira de pedidos, mantendo um número total de pedidos em carteira de US $ 2,5 bilhões.

EXCLUSÃO DA NYSE

Durante o trimestre, a Seadrill recebeu uma notificação da Bolsa de Nova York (NYSE) de que o preço médio diário médio das ações havia caído abaixo de US $ 1,00 / ação.

A média continua abaixo desse nível e, mais recentemente, a capitalização de mercado do grupo caiu abaixo de US $ 50 milhões em algumas ocasiões, que é outro ponto de gatilho sob as regras da NYSE.

Embora as curas permaneçam disponíveis com relação a esses problemas, a empresa determinou que este é um momento apropriado para racionalizar seus acordos de listagem.

Como conseqüência, a Seadrill Limited passará a sair da NYSE nos próximos meses e se concentrará na Bolsa de Valores de Oslo daqui para frente.

CONTINUANDO PREOCUPAÇÃO

Desde o final de 2019, a Seadrill vem trabalhando com seus credores seniores para fornecer uma solução provisória para a alta saída de caixa do serviço da dívida antes de realizar uma reestruturação mais abrangente. Embora um apoio substancial tenha sido indicado para essa abordagem, como algumas das alterações que impactam os termos econômicos exigiam 100% de aprovação em 43 instituições, as incertezas recentes do mercado impediram uma coalescência de opiniões.

Como consequência, a Seadrill decidiu não prosseguir com o consentimento do banco e contratou consultores financeiros e jurídicos para se preparar para uma reestruturação abrangente do balanço.

“Enquanto continuamos avaliando várias alternativas para lidar com o custo do serviço da dívida e o volume geral da dívida, prevemos que uma reestruturação abrangente possa exigir uma conversão substancial de nosso endividamento em patrimônio”, explicou Seadrill.

Com US $ 1,2 bilhão em caixa, a Seadrill acredita que isso fornece liquidez suficiente para concluir uma reestruturação abrangente.

No entanto, até que seja alcançado um acordo para reestruturar nossos compromissos de empréstimos, permanece uma dúvida substancial sobre a capacidade de continuar como uma preocupação permanente.

Anterior Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes recebe o primeiro gigante
Próximo ENTREVISTA: WAGNER COELHO, ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO ADUANEIRO E MARÍTIMO