Temática “engenharia portuária” abre a programação do congresso Portos & Costas Brasil – 2023


A engenharia portuária em seus mais diversos aspectos vai nortear as discussões do primeiro bloco de palestras da edição deste ano do congresso Portos e Costas Brasil. O tema é considerado relevante nos meios portuário e marítimo, principalmente porque a região costeira é uma zona de interface entre o continente e o mar sujeita a ação de complexos fenômenos naturais. Portanto, a intervenção do homem nesse ambiente deve ser feita com muita cautela e sempre com base em conhecimentos sólidos desses fenômenos.

O constante aumento nos tamanhos dos navios e as consequentes adaptações que os portos necessitam em suas infraestruturas terrestres e aquaviárias para se manterem competitivos torna ainda mais importante a difusão desses conhecimentos, fundamentais na elaboração de estudos de processos costeiros, obras de proteção costeira, obras e operações portuárias, estruturas portuárias e costeiras e na hidráulica marítima.

As discussões abrem com a explanação da especialista marítimo portuária Mariana Frias na palestra que aborda o tema “Inovação portuária: Tecnologias para monitoramento e aumento da produtividade de navios nos portos”, da VLI Logística, empresa referência em soluções e melhores práticas para automatizar os processos dos navios e portuários. Mariana é a primeira mulher Port Captain do Brasil formada como oficial pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (EFOMM – CIAGA) e pós-graduada em Metodologias de Ensino e Tecnologia da informação. É ainda membro da Women’s International Shipping and Trading Association (WISTA).

O engenheiro civil e diretor da Wosniak Engenharia, Fabio Augusto Wosniak, vai falar sobre a metodologia BIM aplicada aos projetos de obras portuárias, empregada na cravação de estacas. Wosniak acumula mais 20 anos de experiência em projetos de estruturas, com ênfase em projetos de portos, pontes, estruturas de concreto armado e protendido.

Luiz Gustavo Gebran Villaça, supervisor de obras da Tucumann Engenharia, abordará a metodologia de cravação de estacas aplicada a obras portuárias e traz para o Portos & Costas Brasil – 2023 um case obra do Terminal de Contêineres de Paranaguá, no porto homônimo. Villaça é engenheiro Civil com ampla experiência como gerente de projeto em obras industriais e portuárias.

Rodrigo Tavares Paiva, diretor da Mind – Inteligência em Infraestrutura, vai falar em planejamento portuário e a importância de ferramentas de simulação operacional na definição e otimização de implantação para diminuição dos custos necessários para manutenção e expansão das operações e despesas operacionais. Rodrigo, é especialista em infraestrutura com experiência em gerenciamento de projetos complexos, desenvolvimento de negócios, estudos de mercado e de viabilidade. Atuou em projetos nas américas Latina e Norte para empresas globais e locais e no gerenciamento de projetos portuários, aeroportuários, rodoviários e de estaleiros com Capex acima 2 bilhões de dólares.

O evento

O congresso Portos & Costas Brasil – 2023 está em sua segunda edição e será realizado no Hotel Mercure. Além de engenharia portuária e costeira, serão abordados nos dois dias de evento práticas relacionadas a ao meio ambiente, navegação, hidrovias, dragagens, marinas e cruzeiros. O evento e é realizado pela MTCN Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas.

Serviço:
O que: Portos & Costas Brasil – 2023
Quando: 22 e 23 de maio de 2023
Onde: Hotel Mercure Balneário Camboriú
Endereço: Av. Atlântica, 2010 – Centro
Comercial: sabrina@projectaeventos.com.br, whatsapp (48) 3028-2004
Anterior VLI amplia em 11% a exportação de cargas do agronegócio no Tiplam
Próximo Aeroporto de Curitiba passa a receber nova frequência de voo cargueiro da Europa