Tunisianos querem ganhar mercado no Brasil


Cinco empresas da Tunísia chegam ao Brasil com o objetivo de representar o país árabe na Aspas Show 2024. Participando da maior feira do mundo em supermercados e a maior da América Latina em alimentos e bebidas, Al Jazira, I3C+, CBF Plus (Cap Bon Frigorifique Plus), Nouri Dates e FIT (Fadhel Internacional Trading), querem conquistar mais clientes brasileiros e fechar negócios.

Expondo no pavilhão Azul do Expo Center Norte, em um espaço organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, as companhias da Tunísia apresentam aos visitantes do evento seus produtos principais: tâmaras e azeite.

Representando as empresas tunisianas, a diretora do Centro de Promoção de Exportações da Tunísia (Cepex), Raoudha Jerbi Abbes, se mostrou bastante animada com o evento.

“Essa é a sétima Apas Show em que estamos participando. Sempre chegamos ao evento com muita expectativa em razão dos resultados que tivemos no passado”, contou a diretora do Cepex. “Todos os anos nos quais participamos da Apas Show o nosso principal objetivo é conquistar mais clientes brasileiros. Na minha visão há um potencial no Brasil que ainda não foi explorado, por isso existem possibilidades para irmos longe neste mercado.”

Apesar das tâmaras e azeites serem os principais produtos apresentados durante esta edição da feira, existe o desejo de mostrar mais alimentos para os compradores brasileiros.

“Vemos que os consumidores estão ansiosos para descobrir os produtos tunisianos, principalmente o azeite e as tâmaras. No futuro queremos apresentar outros produtos que podem interessar aos consumidores brasileiros, como por exemplo, os alimentos enlatados”, completa Raoudha.

Exportadoras tunisianas

A Nouri Dates está entre as empresas de alimentos da Tunísia presentes na Apas Show 2024. Especializada na produção, embalagem e exportação de tâmaras, a empresa abriu as portas em 1892 e começou a exportar em 1981.

“Somos um dos exportadores tâmaras mais antigos do nosso país e estamos presentes no mercado brasileiro desde 2016. Já atendemos consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Santa Catarina, e agora queremos aumentar nossa presença no país. Por isso, participar desta feira pela segunda vez é muito importante para atender esse objetivo”, diz Mohamed Amine Boumaiza, diretor de Exportação da Nouri Dates.

Participando pela primeira vez na Apas Show, a CBF Plus também apresenta uma relação comercial sólida com o Brasil. “Nosso negócio é muito bom. Estamos exportando para o Brasil há quase 10 anos e estamos crescendo à medida que a economia do Brasil está crescendo. Cada vez mais os brasileiros estão se preocupando com a saúde, por isso, buscam cada vez mais produtos saudáveis como as tâmaras”, explica Wajdi Boujbel, CEO adjunto da CBF Plus. “Estamos aqui no evento para conhecer melhor nossos clientes, ver nossos concorrentes e para trazer mais inovações”.

Empresas buscam oportunidades

A Al Jazira e a FIT são outras empresas que participam pela segunda vez do evento. As companhias ainda não estão presentes no Brasil. “Na nossa visão, o mercado brasileiro é muito grande e importante. Somos um dos maiores exportadores de azeite da Tunísia e temos esperança de começar a vender para os brasileiros”, diz Amine Ben Hassine, gerente de Exportação da Al Jazira.

Produtora e exportadora de tâmaras, a FIT conta com uma fábrica de 2 mil metros quadrados na Tunísia. “Já vendemos para o Brasil há três anos, mas agora não temos clientes. Há um grande potencial para a venda de tâmara no Brasil porque a  demanda por esse produto está crescendo. Estamos vindo pela segunda vez neste evento com o objetivo de conquistar clientes”, diz Mohamed Barbouche, CEO da Fit.

Especializada na exportação de azeite, tâmaras, alcachofras, tomates secos e azeitonas em conserva, a I3C+ estreia na Apas Show. “Já estamos presentes em alguns países da África, outros da Europa e temos interesse em começar a exportar nossos produtos para o Brasil”, disse Jihad Slama, gerente de Vendas da I3C+. “Os brasileiros são grandes consumidores de azeite, por isso queremos introduzir primeiro nosso azeite premium neste mercado e na sequência os nossos outros produtos.”

Além das cinco empresas da Tunísia, outras 10 empresas árabes foram convidadas pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira para expor seus produtos na feira, que acontece até a próxima quinta (16).

Foto: Edson Lopes Jr./Câmara Árabe

Fonte: ANBA

 

Anterior Porto do Itaqui marca presença na Agrobalsas 2024
Próximo Com investimento de R$ 37,7 milhões, Aeroporto de Viracopos entrega novo terminal de carga