VLI renova acordo para embarque de concentrado de cobre no Sergipe


Contrato com a Mineração Caraíba prevê o embarque de mais de 100 mil toneladas do minério até abril de 2023; Fluxos são exportados por meio do TMIB, em Barra dos Coqueiros. 

A VLI, empresa de logística administradora do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado em Barra dos Coqueiros, no Sergipe, anuncia a renovação da parceria com a companhia Mineração Caraíba. O novo acordo prevê a movimentação de 100 mil toneladas de concentrado de cobre, que serão embarcados para exportação até abril de 2023. “A parceria comercial é muito importante para a VLI como um player logístico focado em suportar o setor de mineração”, afirma Ítalo dos Santos Leão, gerente comercial da VLI para o TMIB

Além de insumos minerais como o concentrado de cobre, o minério de ferro e o manganês, o terminal portuário também atua como porta de saída para o agronegócio. Entre junho e agosto deste ano, o TMIB embarcou 90 mil toneladas de farelo de soja e 60 mil toneladas de milho para o mercado externo.

Além das atividades voltadas à exportação, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa também é uma relevante porta de entrada para importações. O TMIB, atualmente, recebe do mercado externo insumos fertilizantes (que abastecem a cadeia produtora do agronegócio), trigo (utilizado por indústrias alimentícias) e coque (insumo utilizado em fábricas cimenteiras).

Perfil — A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Perfil — A Mineração Caraíba S/A(MCSA) é uma das principais mineradora de cobre do país. Está situada no norte da Bahia, no município de Jaguarari, e conta com a dedicação de um time com mais de 3500 colaboradores. Em 2016, a Mineração Caraíba S/A foi adquirida pela Ero Copper Corporation, desenvolvendo um arrojado programa de crescimento, o qual culminou na abertura da mina de Vermelhos, em 2017, além de ter ampliado significativamente a vida útil da Companhia, com viabilização de diversos alvos ao longo do vale do Curaçá. Para os próximos anos, há previsão de abertura de novas minas e crescimento da produção.

Anterior "A hora de agir é agora", afirma Maersk sobre descarbonização da frota
Próximo Indústria do Mercosul apresenta propostas para acelerar inserção internacional do bloco