XXXII Encontro CooperaPortos destacou adaptação da infraestrutura portuária e resiliência climática


Com o tema “Portos Sustentáveis: Compromisso com a Agenda 2030”, o Encontro CooperaPortos deste ano debateu, principalmente, a adaptação da infraestrutura portuária frente às mudanças climáticas.

O evento, que chega à sua 32ª edição, é uma iniciativa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e, neste ano, aconteceu em parceria com a Portonave, nos dias 20 a 22 de agosto, em Itajaí (SC).

A superintendente de ESG e Inovação, Cristina Castro, abriu o encontro destacando que o CooperaPortos “é o evento mais importante para a área de sustentabilidade. É um momento em que todos os portos se reúnem para entender boas práticas, melhores ações e pensar conjuntamente ações frente a agendas de tamanha complexidade, como, a Agenda 2030 e a Agenda 2050”.

Durante os três dias, foram discutidos como incorporar nos portos a resiliência climática, a descarbonização marítima com alinhamento às metas estabelecidas na Agenda 2030 e na Agenda 2050, incentivos fiscais, precificação de carbono, entre outros.

O CooperaPortos é uma iniciativa prioritária da agenda ambiental da Agência, voltada a fortalecer o diálogo entre os diversos atores da gestão portuária. O propósito é estimular o debate e a construção de soluções para os desafios da operação portuária, promovendo também a troca de experiências, a disseminação de boas práticas e o diálogo interinstitucional.

A ideia do projeto é integrar e promover o intercâmbio de conhecimentos entre os portos brasileiros, para isso, todos os anos o evento é realizado em instalações portuárias diferentes. O encontro também auxilia na solução para os desafios enfrentados pelo setor portuário.

Neste ano, o evento aconteceu no evento Mercure de Itajaí – Navegantes e foi transmitido pela plataforma Teams. Participaram do encontro representantes dos setores público e privado.

Anterior Suape conquista 2ª posição no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias
Próximo Com investimentos de R$ 1 bilhão, leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá será dia 22/10