ANTAQ avança na licitação do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR)


A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, ad referendum, nesta quarta-feira (20), a publicação do edital de concessão do canal de acesso aquaviário aos portos de Paranaguá e Antonina (PR).

Esse é o primeiro projeto de concessão a um canal de acesso brasileiro, o que “representa um marco para o setor portuário”, destacou o diretor Wilson Lima Filho, que é o relator do processo que trata da licitação. A divulgação do edital acontecerá em breve no site da autarquia.

A estimativa de investimento no projeto é de 1,2 bilhão ao longo de 25 anos. O contrato também prevê a possibilidade de prorrogação da concessão por até 70 anos. Entre as principais melhorias previstas estão aumentar o calado, a partir do quinto ano da concessão, para 15,5 metros (atualmente o acesso aquaviário tem 13,3 metros).

Com o aumento do calado será possível receber embarcações maiores no Porto de Paranaguá, o que aumenta a produtividade portuária do Estado e do Brasil. Além disso, foram definidas a ampliação e o alargamento do canal, o alargamento da bacia de evolução e o aprofundamento da área de fundeio, entre outras melhorias.

O futuro concessionário executará também investimentos que incluem serviços de dragagem, derrocagem, sinalização náutica, batimetria, programas e monitoramentos ambientais.

No primeiro semestre de 2025, o Porto de Paranaguá foi a segunda instalação portuária pública que mais movimentou cargas. Foram 30,9 milhões de toneladas no período, um crescimento de 2,6% em comparação com os primeiros seis meses do ano passado.

Anterior Wetzel registra crescimento de receita e melhora operacional no segundo trimestre
Próximo Porto de Santos terá dois novos berços para granéis líquidos