Após a Ocean Race, Itajaí espera a volta das operações de contêineres no porto


A presença da regata Ocen Race em Itajaí neste mês, com partida para os Estados Unidos domingo, colaborou para projetar a economia do mar e o turismo no município. A expectativa, agora, é que o Ministério da Infraestrutura e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários definam logo novo modelo de operação portuária, que incluirá solução para a área de contêineres do terminal, parada desde o início deste ano. A SC Portos, operadora de carga geral no porto, aproveitou a Vila da Regata para fazer confraternização sábado.

Os diretores e sócios da SC Portos, Antonio Carlos Guimarães e João Ricardo Chaves, reuniram lideranças do setor logístico e da área política no espaço da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) na Vila da Regata. Entre os presentes, a presidente da Associação Empresarial de Itajaí, Gabriela Kelm; o presidente da Associação Empresarial de Imbituba, Lito Guimarães; e o senador Jorge Seif Júnior.

Antonio Guimarães informou que está acompanhando diretamente esse trabalho no governo federal e colaborando quando convidado. Segundo ele, o ministério está com pressa para que logo possa ser definido o novo modelo de operação e o porto volte a operar com toda a capacidade. As linhas de cargas de contêineres que operavam no ano passado foram transferidas para a Portonave ou ao Porto Itapoá.

Por enquanto, a operadora catarinense SC Portos, que atua com carga geral, é a única a movimentar o terminal. Trabalha principalmente com cargas industriais não conteinerizadas de alto valor, como automóveis. Iniciou em 2022, com 300 mil toneladas e, para este ano, prevê 500 mil toneladas.

– Nossa atividade é pequena comparada com o movimento total do porto com contêineres. Mas é extremamente importante para manter a atividade no terminal, a requisição da mão de obra, dos trabalhadores avulsos. Nossa operação é complementar à movimentação de cargas conteinerizadas no Complexo Portuário de Itajaí – afirma Antonio Guimarães.

Na foto estão (a partir da esquerda) Pablo Vargas, representante da comissão Direito Marítimo e Aduaneiro da OAB/SC; Lito Guimarães, presidente de Associação Empresarial de Imbituba; Gabriela Kelm, presidente Associação Empresarial de Itajaí;  Robison Coelho, secretário adjunto da Secretaria de Portos de SC; Osmari Castilho, CEO da Portonave; Janderson Maçaneiro, diretor da Bendito Transportes; João Ricardo Chaves, sócio da SC Portos e da Soin; o senador Jorge Seif Júnior (PL/SC);  Octávio do Espírito Santo, chefe de gabinete senador Carlos Portinho (RJ); Antonio Carlos Guimarães, diretor da SC Portos e Simetria; Márcio Malta, da Kincaid Advogados do RJ; Édson Moritz, diretor financeiro Casan; e Márcio Guapiano, presidente do Sindicato dos Conferentes do Porto de Itajaí.

Fonte: NSC Total (Estela Benetti)

Anterior Anderson Pomini e diretoria indicados pelo ministro França são aprovados para Autoridade Portuária de Santos
Próximo ABTRA participa de agenda técnica no Porto de Singapura