APS, Prefeituras e instituições do Porto de Santos assinam acordo de valores ESG


A Autoridade Portuária de Santos (APS), as Prefeituras de Cubatão, Guarujá, Santos e São Vicente, e instituições do complexo portuário de Santos assinaram o “Manifesto aos valores ESG do Porto de Santos”. O documento foi assinado na última semana, no 1º dia da II Jornada ESG do Porto de Santos.

Além da assinatura do documento, a II Jornada ESG do Porto de Santos trouxe vários debates sobre o tema em relação à comunidade portuária. A implantação da cultura ESG é parte integrante da estratégia corporativa da APS: Tudo o que nós organizamos deve atender a uma finalidade principal, que são as pessoas”, afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini, na abertura do evento.

A II Jornada ESG do Porto de Santos aconteceu de forma hibrida, com o primeiro dia em debates presenciais e os demais apenas pela internet. A abertura foi em um espaço de eventos em Santos, quando então as Prefeituras da região, entidades e empresas assinaram o manifesto.

Foram debatidos temas urgentes do mundo contemporâneo, como mudanças climáticas, liderança feminina, transparência das relações público-privadas, dentre outros. A II Jornada ESG do Porto de Santos foi definida como um movimento de pioneirismo rumo à construção de um Porto mais sustentável para a comunidade.

Confira a íntegra do documento:

MANIFESTO AOS VALORES ESG DO PORTO DE SANTOS

O Porto de Santos reconhece a importância dos princípios ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG)para o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade corporativa e assume o compromisso, por meio de sua Autoridade Portuária de Santos e demais empresas signatárias deste manifesto, de adotar e promover práticas alinhadas com esses valores, com os princípios do Pacto Global e com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Porto de Santos acredita que a adoção de medidas ESG, além de fortalecer sua posição no mercado, contribui para um futuro mais sustentável e inclusivo. Com esse propósito, formaliza seu compromisso nos aspectos:

Meio Ambiente:

Implementar ações que visem à redução do impacto ambiental de suas operações, buscando a eficiência energética, o uso responsável dos recursos naturais e a minimização da emissão de poluentes.

Promover práticas de gestão de resíduos adequadas, incluindo a reciclagem e o descarte correto dos resíduos gerados em suas atividades.

Investir em iniciativas de preservação e recuperação do meio ambiente, contribuindo para a conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas.

Responsabilidade Social:

Promover um ambiente de trabalho seguro, saudável e inclusivo para todos os colaboradores, respeitando os direitos humanos, a diversidade e a igualdade de oportunidades.

Apoiar projetos e iniciativas sociais que contribuam para o desenvolvimento da comunidade local, intensificando a relação Porto-Cidades, especialmente nas áreas de educação, saúde e bem-estar.

Governança Corporativa:

Manter altos padrões de ética e transparência em todas as suas operações, promovendo uma cultura de integridade e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis.

Estabelecer e fortalecer mecanismos de governança corporativa eficientes, incluindo a participação de atores relevantes e a prestação de contas em relação aos seus resultados e impactos.

Engajamento com Partes Interessadas: 

Estabelecer canais de diálogos abertos e transparentes com as partes interessadas, buscando entender suas expectativas e necessidades, bem como compartilhar informações relevantes sobre suas atividades e iniciativas ESG.

Promover parcerias e colaborações com outras empresas e entidades para o desenvolvimento de soluções conjuntas que abordem desafios socioambientais.

Monitoramento e Relato:

Implementar mecanismos de monitoramento contínuo dos seus compromissos ESG, avaliando regularmente seu desempenho e identificando áreas de melhoria.

Divulgar, de forma transparente e regular, seu desempenho em relação aos valores ESG, por meio de relatórios e publicações que abordem os resultados alcançados e os desafios enfrentados.

O Porto de Santos reafirma seu compromisso em cumprir essas diretrizes e trabalhar para promover uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade em suas operações.

Com esse objetivo, a Autoridade Portuária de Santos e as empresas signatárias deste manifesto se mobilizam para a criação de um sistema econômico mais justo, íntegro e sustentável no Porto de Santos.

 

Imagem: Marcelo  Sonohara | Unsplash

Anterior Produção de azeite de oliva aumenta 29% no Rio Grande do Sul
Próximo Ministério dos Transportes defende retirada de ICMS de empreendimentos ferroviários