Arábia Saudita abre mercado para caprinos brasileiros


Arábia Saudita liberou a exportação brasileira de caprinos para o seu mercado. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa), após visita do ministro da pasta, Carlos Fávaro, ao país árabe, onde esteve até esta segunda-feira (31).

Fávaro conversou sobre o assunto com o ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura da Arábia Saudita, Abdulrahman Al Fadley (na foto acima, reunião com Al Fadley). Segundo o Mapa, com a medida, estabelecimentos brasileiros interessados em exportar caprinos para Arábia Saudita devem buscar a habilitação junto ao ministério.

Após reuniões no país, Fávaro também anunciou a formação de grupo de trabalho entre Brasil e Arábia Saudita para a estruturação da parceria em programa de produção sustentável de alimentos do Brasil, que visa a conversão de pastagens de baixa produtividade no País em áreas agricultáveis.

Segundo o ministério, no encontro com Al Fadley também foram realizadas as tratativas para a regionalização do protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), em caso de detecção de focos em granjas comerciais.

Assim, as restrições de exportação de carne de frango ficam limitadas aos municípios onde houver detecção de focos da gripe aviária e não ao estado todo. O Brasil tem registrado casos da doença em aves silvestres e criações domésticas, mas não tem casos na produção comercial.

Durante a viagem brasileira à Arábia Saudita, também houve programação paralela para a delegação empresarial que acompanha o ministro Fávaro. A agenda teve apoio da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

A viagem faz parte de missão do Mapa a quatro países para promoção internacional da produção sustentável do Brasil visando a atração de investimentos estrangeiros. A comitiva já esteve na Coreia do Sul, Japão e Arábia Saudita e passa por Emirados Árabes Unidos.

Anterior Suape tem saldo positivo no primeiro semestre e alinha crescimento com sustentabilidade e transformação digital
Próximo Aeroporto de Blumenau terá investimentos em obras e voos comerciais durante a Oktoberfest