Avançam estudos para recuperação do Cais 3 do Porto de Imbituba


Na agenda de prioridades da SCPAR Porto de Imbituba, os estudos para elaboração do projeto básico de recuperação e reforço Cais 3 do Porto de Imbituba avançam em novas etapas. Os serviços de inspeção subaquática foram concluídos no início de maio e a sondagem geotécnica deve terminar ainda este mês. A estatal que administra o porto tem acompanhado as análises de campo e monitora o andamento dos trabalhos. A última etapa de estudos prévios, que está em fase de planejamento, será a análise das patologias das estruturas em concreto armado, com ensaio em laboratório.  

 A EGT Engenharia, empresa contratada responsável pelo projeto, efetuou mergulhos para inspeção subaquática entre os dias 30 de abril e 5 de maio, com o objetivo de analisar, de forma visual e tátil, as condições das estacas de fundação do Cais 3, permitindo avaliar se há alguma fissura na estrutura e em qual situação se encontram as proteções das estacas. A contratada também está realizando sondagens geotécnicas na área do cais e retroárea, para confirmar o perfil geológico existente e ajudar no dimensionamento das cargas no pavimento. Este serviço iniciou em 30 de abril e terminará até o fim do mês de maio.

 O prazo para entrega do projeto básico de reforço e recuperação do Cais 3 é até início de agosto deste ano. Assim que concluída esta etapa, a Autoridade Portuária entrará em fase de elaboração de processo licitatório para o projeto executivo e execução da obra, a qual está prevista para ser concluída em 2023.

Anterior Frentes de ação da Marinha do Brasil
Próximo Mais três empresas se inscrevem em oferta permanente de áreas de petróleo