Brasil tem consumo promissor para azeite tunisiano


Os exportadores de azeite de oliva da Tunísia percebem oportunidades promissoras para seus produtos no mercado brasileiro. Participando como expositores da feira Apas Show, na capital paulista, eles descrevem o Brasil com local de consumo favorável para aumento de negócios.

Omar Assi/ANBA

Rivière D’Or marca participação na Apas

Nouha Louedi, diretora de Desenvolvimento de Negócios da tunisiana Rivière D’Or, especializada na produção e exportação de azeite de oliva da Tunísia, contou que a companhia já realizou embarques para o Brasil, mas em pequenas quantidades. A empresa participou da Apas em 2019 e quer aumentar as vendas aos mercado latino-americano por meio da atual edição.

A Rivière D’Or foi fundada 1928 e é uma das maiores e mais antigas empresas tunisianas de azeite de oliva. Ela possui duas fábricas na Tunísia. A capacidade de produção é de 30 mil toneladas anuais, sendo que as exportações representam 95%.

Segundo Louedi, a empresa exporta para mais de 50 países, especialmente aos membros do Conselho de Cooperação do Golfo, seguidos por Estados Unidos, mercados europeus e Japão. A Rivière D’Or possui um laboratório para testar o nível de qualidade credenciado pelo Conselho Oleícola Internacional, com sede na Espanha.

Omar Assi/ANBA

Al Jazira participou da Apas em 2019

O gerente geral da também tunisiana, produtora e exportadora de azeites de oliva Al Jazira,  Mokhtar Ben Achour, compartilha da visão de que o mercado brasileiro é grande e promissor. Mas ele acredita que é necessário esforço maior para apresentar ao consumidor brasileiro o azeite tunisiano e sua qualidade, dada a ausência de conscientização a respeito dos produtos.

Achour relata que seus produtos são exportados para mais de 20 mercados, na região do Golfo, África e Canadá, além dos Estados Unidos, sendo que atualmente o foco principal está no Brasil.

Segundo o executivo, o mercado brasileiro é um dos que registra taxas de crescimento e uma demanda crescente por azeite de oliva e a Apas é uma das maiores e mais conhecidas feiras da América Latina. A empresa participou da mostra em 2019 de forma bem-sucedida e conquistou alguns clientes, mas a pandemia de coronavírus causou a interrupção dos negócios.

Omar Assi/ANBA

Asdrubal, expositora na feira Apas

Achour afirma que a capacidade de produção da Al Jazira é de cerca de 10 mil toneladas anuais, das quais 90% são exportadas, sendo o restante comercializado no mercado local.

Dorra Goddi, gerente de marketing e vendas da Asdrubal, empresa especializada na produção e exportação de azeite e dona da marca Baya Olive Oil, vê grandes oportunidades de entrar no mercado brasileiro, principalmente pela presença em grande quantidade no País de produtos similares, mas de qualidade inferior.

São produzidas quatro variedades de azeite, que são o extravirgem orgânico, o extravirgem, o virgem e o óleo pomace. A companhia possui quatro linhas de produção e fabrica cerca de três mil unidades por hora, o que a torna capaz de atender a todos os mercados globais. Goddi informa que a empresa possui todos os certificados de qualidade que a habilitam a exportar para todos os mercados.

Tradução do árabe de Georgette Merkhan 

Fonte: ANBA

 

Anterior Portos do Paraná listada entre as 100 maiores sociedades anônimas do Estado
Próximo Aeroporto de Florianópolis recebe na próxima semana evento inédito de empreendedorismo