Comitiva da CAF se reúne com diretoria do Complexo do Pecém


O Complexo do Pecém recebeu, nesta quarta-feira (15/02), uma comitiva do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), instituição financeira que promove o desenvolvimento sustentável e a integração de toda a região latina. O grupo veio ao Pecém entender o potencial do hub de hidrogênio verde em transformar a economia do Ceará e identificar oportunidades de parceria no âmbito de assistências e cooperações técnicas, assim como de financiamento para apoiar essa transformação no Estado.

Os executivos do CAF foram recebidos pelo presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo; pela vice-presidente financeira, Rebeca Oliveira; e pelo vice-presidente de operações, Fábio Grandchamp. Eles deram detalhes sobre toda a infraestrutura do Complexo do Pecém, uma joint venture formada pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã, e os projetos para exportação de hidrogênio verde.

Considerado um combustível universal, o hidrogênio, em sua versão verde, pode ser obtido ao se utilizar energia renovável, como é o caso da energia eólica, da energia solar/fotovoltaica e do processo de separação da molécula de hidrogênio da molécula de oxigênio existente na água. Todas fontes abundantes no Ceará.

O Pecém já conta com a planta de Hidrogênio Verde (Pecém H2V) da EDP, um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da UTE Pecém. Além do projeto piloto da EDP Brasil, o Ceará vislumbra novos empreendimentos no setor. Até o momento, o Governo do Ceará, que é acionista majoritário do Complexo do Pecém, já assinou 24 Memorandos de Entendimento (MoU) para a implantação de projetos de Hidrogênio Verde, principalmente na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.

Participaram do encontro Jorge Arbache, vice-presidente de Setor Privado do CAF; Marcelo dos Santos, executivo sênior de Setor Privado; e Guilherme Cardoso, executivo principal do escritório de representação da instituição no Brasil. Os visitantes também conheceram detalhes dos novos projetos do Complexo do Pecém, incluindo o Hub de Hidrogênio Verde, e visitaram as instalações do Porto do Pecém, nosso terminal offshore de classe mundial.

Na última terça-feira (14/02), eles estiveram reunidos com o governador Elmano de Freitas e com os secretários Salmito Filho (Desenvolvimento Econômico), Sandra Machado (Planejamento), Max Quintino (Casa Civil), Robério Monteiro (Recursos Hídricos) e Yrwana Albuquerque (Turismo).

 

Anterior Marcus Mingoni, diretor de Administração e Finanças da SPA, assumirá interinamente a direção da Companhia
Próximo ANTAQ disponibiliza estudo que atualiza estimativa de demanda por transporte aquaviário em 2021