Comitiva da Comexport e da K-Line visita Suape de olho em nova operação de veículos


Uma comitiva da Comexport, a maior empresa de comércio exterior do Brasil, especializada no setor automobilístico, visitou as instalações do Porto de Suape, na manhã desta quarta-feira (9), para conhecer a infraestrutura oferecida ao armazenamento e movimentação de veículos, com a finalidade de viabilizar um novo hub de veículos no atracadouro pernambucano. Os executivos foram recepcionados pelo diretor-presidente da estatal, Roberto Gusmão, e demais diretores da empresa. O gerente-geral da K-Line e da Nexus, Rafael Cristelo, que já atua no porto no segmento de transporte internacional e logística de automóveis, também participou do encontro.

Na primeira parte da agenda, o grupo assistiu a uma apresentação comandada pelos diretores de Suape sobre a estrutura do complexo e principais projetos em andamento para os próximos anos, com ênfase na movimentação de veículos, objetivo da visita. O diretor-presidente do porto reforçou que Suape dispõe de um dos melhores ambientes de negócio do Brasil. “Valorizamos iniciativas e projetos que primam pelo desenvolvimento, mas que precisam, necessariamente, estar atrelados a temas sensíveis como sustentabilidade e preservação ambiental. Esse é o nosso diferencial”, afirmou Roberto Gusmão.

A comitiva visitou as instalações portuárias, seguindo para a área da torre de controle, que tem visão privilegiada de todos os cais e píeres de Suape. O grupo percorreu, ainda, os três pátios de veículos do complexo, para conhecer a estrutura e capacidade de armazenamento de automóveis. “Há poucos lugares em que temos um ambiente tão favorável para operações portuárias e novos negócios como Suape. Infraestrutura impecável e uma equipe sempre disposta a fazer as coisas acontecerem”, pontuou o diretor da Comexport, Rodrigo Teixeira.

A movimentação de veículos em Suape foi um dos grandes destaques em 2021. Segundo dados compilados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o número de automóveis importados e exportados foi 20% maior em relação ao ano anterior. Esse percentual totaliza 47.841 unidades em 2021 contra 39.922, em 2020. Suape é a porta de saída para os veículos da Stellantis (antiga FCA), produzidos tanto na fábrica da Jeep em Goiana, quanto na planta do grupo em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina e México. O atracadouro também importa veículos de marcas importantes, a exemplo da Toyota.

Comexport e K Line 2

 

PIONEIRISMO

A Comexport é a mais antiga trading brasileira, com capital 100% privado e COM um papel fundamental na história do comércio exterior no Brasil. A trajetória do grupo começou em 1973 e foi pioneira ao fazer negócios com a China, Rússia e países do leste europeu. Nas décadas de 1970 e 1980, abriu um dos primeiros escritórios de empresa brasileira em Pequim (capital da China), o que lhe permitiu ocupar posição de destaque no mercado nacional e abrir novas frentes no exterior. Com mais de quatro décadas de atuação, a Comexport atende mais de 1.000 clientes nacionais e multinacionais, oferecendo soluções em comércio exterior, com operações próprias, importações e exportações indiretas.

 K-LINE E NEXUS

Recentemente, a K-Line e Nexus implementaram um hub de veículos no Porto de Suape. Com a operação, centenas de automóveis de passeio e utilitários vêm desembarcando, desde novembro de 2021, em Suape, para depois seguir para outros destinos internacionais. As unidades, fabricadas no Uruguai e na Argentina, por ora estão sendo transportadas para países como Colômbia, República Dominicana, Costa Rica, México e Estados Unidos.

De origem japonesa, a K-Line celebrou 100 anos em 2019 e é uma das maiores companhias de navegação do mundo, operando mais de 500 navios de diversos tipos. Já a Nexus é uma empresa nacional do grupo K-Line e atua no ramo logístico automotivo e de cargas de projeto, sendo responsável por toda operação do hub no atracadouro pernambucano.

O gerente-geral da K-Line e da Nexus, Rafael Cristelo, lembra que as primeiras operações de transbordo foram de pequeno porte, o que ele define como “aprendizado sobre as boas práticas”. Com suporte da diretoria de Suape, as operações aumentaram exponencialmente e já houve registro de transbordo de mais de 400 veículos em uma única operação, envolvendo marcas de diferentes montadoras. “Os entendimentos prévios mantidos com o diretor-presidente do porto, Roberto Gusmão, e com o diretor de Gestão Portuária, Paulo Coimbra, foram decisivos para implantarmos o hub em Suape”, destacou.

 

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