Comitiva de Angola visita o Mapa em busca de conhecimento sobre segurança alimentar


O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu na última terça-feira (25) uma delegação angolana interessada na experiência que alavancou a agropecuária brasileira a uma das mais competitivas do mundo. Formada por representantes do setor público e privado, como o Ministério da Agricultura e Florestas, do Ministério da Economia, do Banco de Desenvolvimento e da Associação Agropecuária, a delegação angolana foi recepcionada pela secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), Renata Miranda, e por representantes das áreas técnicas da secretaria.

Segundo membros da delegação, atualmente a economia de Angola é altamente dependente da produção de petróleo e tem um grande déficit na produção de alimentos, resultando em desequilíbrio na balança comercial, dada a necessidade de importação desses produtos.

O Programa para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+), foi apresentado como uma experiência brasileira bem-sucedida devido aos seus resultados ambiental, social e economicamente sustentáveis. A delegação demonstrou interesse em analisar o ABC+ como uma alternativa a ser adaptada às necessidades locais para o aumento da produtividade e garantia da segurança alimentar da população.

As áreas técnicas do Mapa e a delegação angolana se comprometeram em manter contato para o desenvolvimento de planos de ação voltados para o aprimoramento da produção pecuária, de arroz, soja, milho e trigo, tidos como prioritários pelo governo de Angola.

 

Anterior Cinco projetos de rodovias e ferrovias ganham prioridade para captar investimentos
Próximo Zoneamento agrícola de risco climático para a soja é atualizado no Brasil