Conab eleva estimativa para exportações de soja do Brasil em 2018/19


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou em quase 3% a estimativa para as exportações de soja na safra 2018/19,  cuja colheita está praticamente concluída. No relatório mensal de acompanhamento da safra, divulgado nesta quinta-feira, a estatal estimou que as exportações brasileiras chegarão a 70 milhões de toneladas de soja, uma ampliação de 2 milhões de toneladas ante a estimativa divulgada no mês passado.

Apesar de não dar explicações no relatório, é provável que a correção para cima seja motivada pelo recrudescimento na guerra comercial entre EUA e China, que abre mais mercado à oleaginosa brasileira. Na temporada 2017/18, essa batalha comercial ajudou o país exportar o recorde de 83,3 milhões de toneladas do grão. O Brasil é o maior exportador mundial.

Além das mudanças feitas nas projeções de exportações de soja, a Conab elevou em 800 mil toneladas a projeção para as vendas  externas de farelo de soja, para 15,8 milhões de toneladas. A estatal manteve em 1,05 milhão de toneladas a estimativa para as exportações de óleo em 2018/19.

Anterior Ampliação do porto de Manaus chega à Antaq
Próximo TCP tem movimentação recorde em julho