Construtores navais da China têm 30% da demanda global por navios transportadores de gás natural liquefeito


Os construtores navais chineses receberam 55 pedidos de transportadores de gás natural liquefeito (GNL) em 2022, respondendo por mais de 30% do total mundial, um recorde para o país.

Os navios de GNL são um tipo de navio de alta tecnologia equipado com tanques que garantem que o gás seja mantido em estado líquido a menos 160 graus Celsius.

A construção de navios-tanque de GNL é considerada um empreendimento muito complicado devido às altas exigências tecnológicas, às dificuldades envolvidas na construção e ao valor agregado.

“Esta conquista quebrou o monopólio dos construtores navais em alguns países na construção de navios-tanque de GNL”, disse Li Yanqing, secretário-geral da Associação Chinesa da Indústria Nacional de Construção Naval (CANSI, em inglês).

A Hudong-Zhonghua Shipbuilding (Group) Co., Ltd., uma subsidiária da maior empresa de construção naval da China, a China State Shipbuilding Corporation Limited (CSSC), entregou o primeiro grande transportador de GNL caseiro em 2008. Até agora, a Hudong-Zhonghua Shipbuilding recebeu cerca de 50 pedidos de navios-tanque de GNL, com produção programada para continuar até 2028.

Os construtores navais chineses abraçam o crescente mercado de transportadores de GNL com movimentos sólidos, fazendo progressos impressionantes ao mesmo tempo em que gradualmente reduziram a lacuna com seus homólogos globais, disse Song Wei, engenheiro chefe da Hudong-Zhonghua Shipbuilding.

Desde o início de 2022, a demanda por transportadores de GNL disparou no mercado global, e o emergente mercado de construção naval viu um aumento nas encomendas de transportadores de GNL, o que proporcionou oportunidades para que os construtores navais chineses elegíveis entrassem no mercado de construção de transportadores de GNL, disse Li.

Em março de 2022, a Jiangnan Shipyard (Group) Co., Ltd. e a Dalian Shipbuilding Industry Co., Ltd., que são subsidiárias da CSSC, receberam seus respectivos primeiros pedidos para a construção de grandes navios-tanque de GNL.

Em outubro de 2022, o estaleiro chinês Yangzijiang Shipbuilding Group Ltd. recebeu seu primeiro grande pedido de navios-tanque de GNL. A China Merchants Industry Holdings Co., Ltd. ganhou encomendas de oito navios-tanque de GNL de 180.000 metros cúbicos em dezembro de 2022.

Fonte: China2Brazil

 

Anterior ANTAQ aprova reajustes tarifários nos portos de Paranaguá e Antonina (PR)
Próximo Leonardo Ribeiro é o novo secretário Nacional de Transporte Ferroviário