Cooperativa conta com Gulfood para escoar safra de amendoim


Uma cooperativa da região que mais produz amendoim no Brasil está presente na Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, para comercializar a safra de produto, que começou neste mês. A Cooperativa Agrícola Mista da Alta Paulista (Camap), do município paulista de Tupã, é uma das expositoras no espaço organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira na mostra.

A Camap participa da Gulfood juntamente com sua trading parceira para a exportação, a Francfort Trade. “A gente veio para vender a colheita do amendoim que está acontecendo agora, para vender uma boa parte da produção do ano. Essa feira é muito importante para nós, ela meio que dita como vai ser nosso ano comercialmente”, disse o gerente Administrativo e Financeiro da Francfort, Leonardo Francfort, para a ANBA por telefone, de Dubai. Na foto acima, Leonardo (ao centro) com outros profissionais da Camap e Francfort Trade na Gulfood.

O Brasil deve produzir na safra 2023/2024 um total de 927 mil toneladas de amendoim, com crescimento de 3,8% sobre as 892,8 mil toneladas colhidas na safra anterior, segundo dados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). O País cultiva 254 mil hectares com amendoim e o estado de São Paulo abriga 210 mil hectares dessas lavouras. Na região onde fica Tupã está a maior parte da produção.

A Camap recebe a colheita de amendoim de produtores da região e a Francfort é a responsável por fazer o alimento chegar ao mercado externo, em uma parceria que dura dois anos, segundo Leonardo. Os maiores mercados do amendoim da Camap no exterior são os árabes Argélia, Emirados e Egito, além de Turquia e Rússia.

A expectativa de Leonardo é fazer novos contatos e estreitar relações com os que já são seus compradores na Gulfood, mas também comercializar os produtos de fato.  Negócios não tinham sido fechados no primeiro dia de feira, mas o gerente está otimista, já que todos os anos acontece mais ou menos o mesmo movimento: as compras ocorrem no final da mostra. “Tem gente que fala que vai esperar para ver os preços”, afirma.

Além da Camap e a Francfort, outras dez empresas participam como expositoras na Gulfood no espaço da Câmara Árabe. Há também participação brasileira em estandes individuais e em pavilhões organizados por outras associações. A Câmara Árabe faz ainda na Gulfood, juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ações para promover os alimentos halal por meio do Projeto Halal do Brasil.

Fonte: ANBA

 

Anterior Santa Catarina busca em Dubai investimento em porto
Próximo Em 2028, Petrobras começará a separar petróleo do CO2 no fundo do mar