Crescimento acelerado leva porto de Charleston à frente na lista dos 10 melhores dos EUA


O Porto de Charleston agora é o oitavo maior centro marítimo do país, depois de experimentar o maior crescimento anual de carga de qualquer grande porto marítimo dos EUA desde 2010.

A orla local movimentou 2,8 milhões de contêineres medidos em incrementos de 20 pés no ano passado, colocando-o à frente do Porto de Oakland no 8º lugar na lista dos 10 melhores do país, de acordo com números divulgados esta semana pela Autoridade Portuária do Estado.

Oakland, com 2,4 milhões de contêineres, caiu para o nono lugar, logo à frente do Porto de Jacksonville, na Flórida.

Charleston dobrou o número de caixas de carga que movimenta desde 2011, dando-lhe uma taxa de crescimento anual de 6,58%. A taxa de crescimento foi quase o dobro da média nacional e ultrapassou todos os outros 10 principais portos durante o período, com Savannah em segundo lugar com uma taxa de crescimento anual de 6,44%.

“Os portos da Costa Leste e da Costa do Golfo são onde o crescimento tem ocorrido nos últimos 11 anos”, disse Jim Newsome, presidente e CEO do SPA. Todos os portos que registraram ganhos anuais de pelo menos 5% estão dentro dessas duas áreas geográficas.

“Os principais portos dos EUA estão ficando maiores e esperamos que isso continue tendo em vista a magnitude do investimento necessário” para lidar com grandes navios vindos da Ásia, disse Newsome. Ele disse que os 10 principais portos estão agora manuseando 85% de toda a carga em contêineres que se desloca de e para o país – acima dos 80% de alguns anos atrás.

O porto já foi classificado muito mais alto, mas permaneceu entre os 10 primeiros. Por exemplo, era o quarto lugar no país em 2002, antes de perder terreno no ano seguinte, primeiro para Savannah.

Os principais portos da Califórnia permaneceram os maiores do país em 2021, com Los Angeles movimentando 10,7 milhões de contêineres e Long Beach movimentando 9,4 milhões através de seus terminais.

O Porto de Nova York-Nova Jersey ficou em terceiro lugar, com 9,1 milhões de contêineres em 2021, seguido pelo Porto de Savannah com 5,6 milhões. A orla de Seattle completou os cinco primeiros, movimentando 3,7 milhões de caixas no ano passado.

As estatísticas são baseadas em números compilados pela Associação Americana de Autoridades Portuárias e relatórios nos sites dos portos individuais.

Os portos da Costa Leste gastaram bilhões de dólares nos últimos anos para acomodar o crescimento da carga. O SPA, por exemplo, investiu mais de US$ 2 bilhões em um novo terminal de contêineres, um porto mais profundo, novos guindastes e um cais mais forte em seu Terminal Wando Welch em Mount Pleasant.

Além disso, a Geórgia está na fase final de um projeto de US $ 1 bilhão para aprofundar o rio Savannah e planeja construir um segundo terminal na Ilha Hutchinson, do outro lado da hidrovia do Terminal Oceânico de Garden City.

Além disso, o Porto da Virgínia, em Norfolk, também está no meio de um plano para aprofundar e ampliar seu canal de navegação, permitindo tráfego de mão dupla para as maiores transportadoras de contêineres do mundo.

Fonte: Post and Courier 

 

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