Desestatização do Porto de Itajaí: reunião entre complexo portuário e governo marca o início dos trabalhos


Ocorreu na última terça-feira (10/11) a primeira reunião com gestores do Porto de Itajaí para definir o cronograma do processo de desestatização do porto, prevista para 2022. A reunião contou com apresença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O calendário do projeto, que prevê os diagnósticos das atividades do porto e suas avaliações, para ir a leilão em 2022, primeiramente terá que passar pela modelagem de negócios e a elaboração jurídica até chegar na minuta de estudos e conseguir o aval do TCU.

Complexo Portuário de Itajaí

Programado para ir a leilão no segundo semestre de 2022, o Porto de Itajaí foi qualificado na carteira de Projetos do PPI na 13ª reunião do Conselho do PPI, por meio da Resolução nº 121, de 10/06/2020.

O Complexo Portuário de Itajaí é a principal opção para os exportadores e importadores que operam em Santa Catarina e o segundo maior em movimentação de contêineres do Brasil. Até setembro de 2020, a movimentação acumulada de contêineres atingiu a marca de 1,011 milhões de teus. Apesar da crise de Covid-19, o complexo apresentou crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2019.

Os estudos, que já estão sendo estruturados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) desde o primeiro semestre de 2020, passarão a contar também com o apoio do escritório DEMAREST Advogados, da Exe Engenharia e da Mind Estudos e Projetos de Engenharia para a elaboração de relatório de transações e avaliação do negócio, due diligence jurídica, avaliação técnico-operacional, avaliação de recursos humanos, gestão e governança, atuarial e previdenciária e avaliação ambiental.

MInfra realiza cerimônia de kick-off dos estudos do Porto de Itajaí

A Secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, marcou sua presença ontem (11/11) na cerimônia de kick-off dos estudos de desestatização do Porto de Itajaí, realizado pelo Ministério da Infraestrutura.

“A desestatização dos portos brasileiros é uma das prioridades da nossa gestão e o Porto de Itajaí será mais um desafio para nossos profissionais, que vêm apresentando projetos estruturantes planejados e de acordo com os interesses públicos”, destacou o Ministro Tarcísio de Freitas.

“Nós, do PPI, ficamos muito felizes quando vemos avançar um projeto como esse. O que o MInfra está fazendo em termos de delegação do porto como um todo, acreditamos que será transformador. Parabenizo todos os envolvidos. Temos certeza que esse legado será notado pelo país nos próximos anos”, disse a Secretária Martha Seillier.

Fonte: Click Petróleo e Gás

 

Anterior Mesmo com pandemia, indústria alimentícia paranaense cresce 9,4%
Próximo Exportação de açúcar bate recorde e balança comercial do agro alcança US$ 8 bilhões