Embarcações de engenharia utilizadas em atividades offshore de exploração de petróleo e gás são tema de estudo


A ANTAQ realizou um estudo intitulado “Caracterização das embarcações de engenharia empregadas nas atividades offshore de exploração de petróleo e gás”. O objetivo é avaliar como essas embarcações se inserem nas diferentes etapas dessa indústria, sua finalidade, tipo de serviço prestado, além de avaliar a frota brasileira existente e habilitada para atender esse mercado, e o nível de contratação a que elas estão submetidas. O trabalho também levantou as expectativas de desenvolvimento dessas embarcações de bandeira brasileira diante do cenário econômico global.

Acesse aqui o estudo completo.

O estudo, aprovado no início deste mês, vai auxiliar a Agência a firmar posicionamento acerca do enquadramento ou não das embarcações de engenharia offshore dentro do conceito de navegação de apoio marítimo, a fim de trazer previsibilidade para a construção e afretamentos desses tipos de embarcações.

O trabalho salientou que a definição legal da navegação de apoio marítimo contida na Lei 9.432/97 pode receber interpretação técnica mais ou menos restritiva por parte da ANTAQ.

Uma interpretação stricto sensu da legislação levaria à utilização do conceito de navegação de apoio marítimo pela ótica de que apoio logístico inserido na Lei restringe-se ao transporte de suprimentos, cargas e passageiros, excluindo, assim, do arcabouço regulatório da Agência as embarcações empregadas na engenharia offshore.

Por outro lado, uma interpretação latu sensu consideraria todo o panorama da indústria de óleo e gás e a sua evolução tecnológica, englobando as embarcações alvo do estudo no conceito legal de apoio marítimo, para além das operações relacionadas ao transporte de pessoas e cargas.

O estudo completo pode ser acessado na seção “Estudos em Destaque” em Central de Conteúdos, Estudos e Pesquisas da ANTAQ.

 

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