Empresas de alimentos buscam mercado na Arábia Saudita


Representantes de seis empresas brasileiras de alimentos estão na Arábia Saudita expondo na feira Saudi Halal Expo, em Riad, que começou nesta segunda-feira (07) e vai até a quarta-feira (09). Organizada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a participação é uma ação do projeto Halal do Brasil, convênio das instituições para promover o alimento nacional no mercado islâmico.

A missão conta com uma produtora de açaí, a Petruz Açaí, um frigorífico de bovinos e ovinos, o Come Sul, além de quatro traders de comércio exterior, Pantanal Trading, Garra Internacional, Nad Al Shiba e SCG, com portfólio de alimentos a granel e industrializados de empresas brasileiras.

Todas elas já atuam no mundo árabe, mas a maioria ainda não tem clientes sauditas. “A expectativa é buscar conexões diretas com varejistas e importadores na feira, disponibilizando produto ‘Made in Brazil’, de valor agregado, atendendo aos valores do consumidor muçulmano”, explica Silvana Scheffel Gomes, diretora de marketing e conteúdo da Câmara Árabe.

De acordo com ela, a missão à feira saudita integra uma série de ações de promoção comercial para ampliar a exportação de produtos de valor agregado, pouco prevalentes na relação comercial entre o Brasil e o mundo muçulmano, que compra majoritariamente alimentos como açúcar, grãos, frutas e proteínas animais.

Em 2021, esses produtos lideraram a pauta de exportação brasileira aos 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI), somando US$ 16,5 bilhões ou 7,2% do total de US$ 230,4 bilhões importados pelo bloco. O resultado posicionou o Brasil como o segundo fornecedor de gêneros alimentícios e bebidas à OCI, atrás somente da Índia.

Na avaliação da diretora da Câmara Árabe, apesar de representativo, o resultado poderia ter sido melhor se houvesse nos embarques brasileiros maior oferta de alimentos industrializados com certificação halal, que atesta produção conforme às tradições do islã, e funciona, na prática, como passaporte de acesso ao mundo muçulmano.

Halal do Brasil

O Halal do Brasil é um projeto realizado pela Câmara Árabe em parceria com a ApexBrasil que visa acelerar o processo de inserção das indústrias com produtos halal no mercado mundial, fomentando a cultura exportadora brasileira para mercados islâmicos e não-islâmicos por meio de um projeto de apoio a negócios internacionais.

A iniciativa prevê investimento de R$ 15,4 milhões nos próximos 30 meses em ações de promoção comercial em feiras de alimentos realizadas em países muçulmanos, mas também em subsídio a empresas brasileiras de alimentos interessadas em adotar certificação halal para seus produtos.

A meta é habilitar 500 fabricantes de alimentos e bebidas industrializados já em fase de internacionalização a participar do mercado mundial de alimentação halal, que, segundo o State of the Global Islamic Economy 2022, reúne 1,9 bilhão de consumidores, movimenta US$ 1,267 trilhão por ano e deve crescer 7,1% até 2025.

Fonte: ANBA

 

 

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