Energia solar pode gerar retorno anual acima de 20% e se torna opção rentável para investidores


Em pouco mais de 10 anos, o setor já trouxe ao Brasil mais de R$ 125 bilhões em investimentos e gerou em torno de 750 mil empregos, segundo dados da Absolar. Retorno do investimento em energia solar ocorre em cerca de cinco anos e se mantém por mais de duas décadas sem sofrer com a instabilidade do mercado financeiro, afirma especialista.

O avanço da energia solar no Brasil na última década colocou o país na mira de investidores de todo o mundo. Desde 2012, o setor já foi responsável por mais de R$ 125 bilhões em investimentos e gerou 750 mil empregos, se tornando a segunda maior fonte de energia brasileira com 11,6% de toda a matriz elétrica do país, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). No mesmo período, o setor evitou a emissão de 33,4 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. Além de ser uma fonte renovável e não agredir o meio ambiente, a energia solar se tornou um investimento com alta rentabilidade e segurança, conforme afirma o investidor e diretor da Tek Trade, empresa especializada em importação de painéis fotovoltaicos, Sandro Marin.

“Como o Brasil é privilegiado com alta incidência de irradiação de luz natural, as fazendas solares se tornaram um mercado que tem apresentado grande crescimento, pois garantem retornos anuais superiores a 20% do valor investido, sem se expor aos riscos do mercado financeiro”, comenta Marin.

Segundo dados do setor, o investimento em energia solar oferece rentabilidade média de 22% a.a., superior à Poupança (4,73% a.a.) e outras aplicações de Renda Fixa, como Tesouro Selic (5,22% a.a.) e CDB (5,73% a.a.). Outra vantagem destacada por Marin é o fato de ser um investimento a longo prazo, já que as placas fotovoltaicas utilizadas nas fazendas solares têm vida útil mínima de 25 anos.

O lucro desse tipo de negócio vem por meio da energia gerada no próprio local de consumo, onde maximiza o ganho de forma direta. “Como a produção excedente de energia produzida por esse tipo de painel é injetada na rede elétrica de energia, essa “sobra” gera créditos, que podem ser utilizadas pela mesma unidade consumidora em até 5 anos, e podem ser compensadas em outro local, desde que seja do mesmo cliente. Esse tipo de investimento de geração de energia pode ser financiado facilmente pelos bancos, e normalmente são pagos em até 5 anos, considerando o que o cliente já pagava de conta de luz, como parcela do financiamento, depois disso, este valor passa a ser lucro pelos próximos 20 anos pelo menos”, detalha Marin.

O empresário garante que é um investimento seguro e extremamente viável e que pode ser recuperado em poucos anos, além, é claro, de proporcionar rentabilidade a longo prazo. “O tempo médio de retorno do investimento em uma fazenda solar é de quatro a seis anos, dependendo do projeto e da região onde está localizada”, afirma Marin.

Anterior Porto de Itajaí terá autoridade portuária pública municipal e federal
Próximo Portos do Paraná recebe mais 4.500 pessoas na Intermodal e destaca potencial de negócios