Escritório da Câmara Árabe em Itajaí completa três anos


O escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em Itajaí, Santa Catarina, completou três anos nesta segunda-feira (24). A primeira sede da entidade fora de São Paulo foi criada com o objetivo de expandir sua atuação e atender de forma mais ágil e com menor custo as empresas da região que fazem comércio com os países árabes. Desde sua abertura, o escritório se firmou como um importante braço da entidade. Na foto acima, edifício onde a filial está localizada.

Segundo o secretário-geral e CEO da Câmara Árabe, Tamer Mansour, o escritório atua para aproximar a entidade das empresas que utilizam a região sul do Brasil, especialmente os portos catarinenses de Itajaí e Navegantes, para suas exportações, além de facilitar a emissão da documentação e reduzir custos e burocracias envolvidas no processo. “Tínhamos uma ideia muito clara da necessidade de montar uma área comercial forte em Itajaí para identificar novas oportunidades e novas empresas que possam exportar seus produtos para os países árabes”, disse.

A executiva de vendas do escritório de Itajaí, Ana Nassar, afirma que o escritório atende principalmente frigoríficos exportadores de proteína animal, bovina e de frango, e também os setores de alimentos em geral, madeireiro, têxtil, cosméticos, entre outros. Estes produtos são exportados pelos três portos da região, Itajaí, Navegantes e Itapoá. Os principais destinos árabes dos produtos que saem dos portos catarinenses são Emirados, Egito e Arábia Saudita.

Além de certificar documentos necessários para as exportações das empresas aos países árabes e emitir a certificação de origem, o escritório presta os demais serviços da Câmara Árabe na região para associados. A instituição usa de vários instrumentos, que vão de promoção da participação em feiras a fornecimento de informações de mercado, para que as empresas brasileiras consigam espaço no mercado árabe e os árabes no Brasil. O escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai, nos Emirados, é um instrumento importante nesse sentido. “A ideia é essa, que a cada dia a gente consiga fazer o caminho mais curto entre o Brasil e os países árabes”, disse Nassar.

Após três anos, o secretário-geral avalia os resultados da filial. “Temos resultados muito satisfatórios em termos de ampliar nossa rede de contatos com as empresas e conquistar novos clientes, mas agora sentimos a necessidade de expandir as atividades do escritório, então estamos trabalhando este ano para que o nosso departamento comercial comece a cobrir todo o estado de Santa Catarina e não apenas a parte do sul catarinense. Também enxergamos a possibilidade de cada dia diminuir a burocracia por meio da utilização de tecnologias, de chancelas eletrônicas das embaixadas, entre outros, mas nosso objetivo principal para 2021 é expandir nossas redes de contatos com outras entidades institucionais dentro do estado de Santa Catarina”, disse.

O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, disse que o escritório vem trazendo resultados positivos para a entidade, não apenas para a região de Itajaí mas para todo o empresariado do Brasil que deseja fazer negócios com o mundo árabe. “Nosso escritório tem tido resultados impressionantes, eu sei que houve um crescimento de 226% das nossas atividades”, disse Chohfi em divulgação da data nas redes sociais. O crescimento de 226% ocorreu na certificação de documentos de exportação pelo escritório desde os primeiros tempos do escritório até hoje.

Fonte: ANBA

 

Anterior Porto de Paranaguá começa a receber milho de importação
Próximo Governo Federal vai iniciar distribuição de vacinas contra covid-19 a portuários