Golden Week impulsiona boom de viagens na China e chama atenção da imprensa internacional


A junção de dois feriados, o Festival da Lua e o Dia Nacional, formaram um feriado prolongado de oito dias, chamado de Golden Week (Semana Dourada, em tradução livre). O longo feriado nacional levou a um boom de viagens no país e chamou a atenção de diversos meios de comunicação ao redor do mundo.

A Reuters apontou que, à medida que a economia da China se estabiliza, os gastos dos consumidores durante o Festival da Lua e o Dia Nacional em 2023 geraram atenção entre os economistas. Os dados mostram que, em 29 de setembro, as ferrovias nacionais da China enviaram mais de 20 milhões de passageiros, um recorde para um único dia, o que se espera que “a semana dourada mais popular da história” tenha aberto com um bom começo.

A CNN também observou que muitos turistas chineses optaram por viajar para o exterior. Citando dados do site de viagens Trip.com, o relatório observou que a Tailândia deverá ser o principal destino dos viajantes chineses, seguida pela Coreia do Sul, Malásia, Cingapura, Austrália e Reino Unido.

O jornal Lianhe Zaobao, de Cingapura, está atento com o afluxo de turistas às atrações locais em Cingapura, já que a China deu início à sua semana dourada (Golden Week). O aumento no número de viajantes chineses que visitam Cingapura não apenas impulsionou o turismo nas atrações locais, mas também estimulou os gastos no país.

Quando um repórter do Lianhe Zaobao visitou o Marina Bay Sands Shopping Centre e o Gardens by the Bay em 1º de outubro, ele foi informado de que houve um aumento significativo no tráfego durante o período de feriado prolongado, o que, por sua vez, impulsionou as vendas. Os funcionários do Marina Bay Sands Shopping Centre, em Cingapura, disseram que o número de turistas chineses praticamente dobrou nos últimos dois dias. Outro membro da equipe acrescentou que a loja é dominada por turistas chineses, que representam 60% dos clientes.

O canal de notícias sobre consumo e negócios dos EUA (CNBC), por outro lado, informou que já houve um aumento nas viagens chinesas para o exterior na véspera do feriado extra-longo da Golden Week. Os dados mostram que as reservas para destinos estrangeiros populares, como Cingapura, Austrália e Tailândia, aumentaram cerca de 20 vezes em comparação com o mesmo período de 2022. As reservas para destinos como Sri Lanka e Uzbequistão também aumentaram. O executivo-chefe da Ctrip foi citado como tendo dito que os viajantes estão procurando “experiências de viagem únicas e imersivas” mais do que nos anos anteriores.

O Financial Times citou um economista que analisou que “o feriado da Golden Week pode ser um dos mais movimentados de todos os tempos. A manufatura também se recuperou de forma estável”. O relatório observou que a economia da China se recuperou positivamente em agosto, e a Golden Week, que acontece nesse cenário, terá um desempenho mais forte.

Fonte: news.cctv.com
Imagem principal: Li Jianan/ Xinhua

 

Anterior Proposta recorde para operar Porto de Itajaí é desclassificada na fase documental
Próximo Mobilizado por conta da estiagem que afeta o Norte do país, governo inicia dragagem no Rio Solimões