Governança ambiental e programa de inovação do Porto de Suape são destaque no Fórum Nordeste Export 2022


Destaque da programação do segundo e último dia do Fórum Nordeste Export 2022, o Porto de Suape apresentou, nesta terça-feira (26), as principais estratégias de inovação e de sustentabilidade da empresa, com ênfase para os investimentos em matrizes energéticas limpas a serem implementadas nos próximos anos em seu território. O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal, Carlos Cavalcanti, falou sobre os programas durante sua participação no painel “Revolução energética e iniciativas verdes e seus benefícios na redução de custos”. Já o gerente de Inovação da empresa, André Lenon Silva, fez a exibição do App Suape, ferramenta que transformará o atracadouro em um dos mais modernos portos públicos do país. O evento foi realizado em Salvador (BA).

A conselheira do Fórum Nordeste Export Najla Buhatem Maluf fez a abertura do painel e enfatizou a atuação do Nordeste na governança ambiental, ressaltando os avanços das iniciativas de Suape para atingir as metas da agenda ESG (sigla em inglês para governança social, ambiental e corporativa) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas até 2030. “Suape sai na frente e se destaca pelos investimentos para ampliação de matrizes renováveis, já aderindo ao uso de energia limpa por meio do programa Pernambuco Sustentável, do Governo do Estado”, pontuou.

Carlos Cavalcanti falou sobre os investimentos e as ações em andamento para  expansão da utilização de energia limpa no porto, a exemplo do projeto para produção de hidrogênio verde e do carbono neutro. “Esses dois programas estão em fase adiantada de implantação e envolvem novos parceiros, empresas já instaladas no complexo industrial portuário e o poder público”, ressaltou. No tocante ao Projeto Carbono Neutro, o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade informou à plateia sobre os primeiros passos do programa.

export3

“Estão em andamento a elaboração de um inventário para quantificar o estoque de carbono na Zona de Preservação Ecológica, que corresponde a 59% do território, e a implantação do compliance climático, que prevê várias ações, a exemplo da mensuração da emissão de gases de efeito estufa nos 8 municípios do território estratégico de Suape (Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Sirinhaém, Ribeirão e Rio Formoso)”, explicou Carlos Cavalcanti

O programa de inovação da empresa também foi destaque no evento com a apresentação do App Suape, lançado em janeiro deste ano. Além de realizar um tour pelo aplicativo, o gerente de Inovação do porto, André Lenon Silva, apresentou as soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), como o novo Sistema Operacional dos Terminais (TOS – Suape).

Na ocasião, André Lenon explicou que cinco grandes módulos vão compor o TOS – Suape: marítimo, operacional, financeiro, armazenagem e estatístico. O sistema prevê integração dos clientes e órgãos intervenientes na plataforma. “Quando estiver em funcionamento, nos próximos meses, o produto vai evoluir para a implementação de um Port Community System (PCS), que amplia o acesso para todos os players envolvidos na movimentação de cargas portuárias”, ressaltou. O PCS já está em uso em grandes atracadouros mundiais.

export4 export5

O segundo dia de atividades também contou com debates sobre investimentos privados em ferrovias, aperfeiçoamento das conexões multimodais com os portos e soluções logísticas inovadoras. O fórum foi encerrado com a leitura da Carta de Compromisso em Ano Eleitoral pelo presidente do Conselho do Nordeste Export, Aluísio Sobreira, e o anúncio da cidade de Cabedelo, na Paraíba, como sede da edição de 2023.

SOBRE O FÓRUM

O Nordeste Export é uma realização do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, de caráter permanente, multissetorial e agregador, e que organiza dinâmicas para promoção do diálogo entre os diferentes agentes envolvidos com as operações portuárias, de logística e de infraestrutura. O Brasil Export e seus organismos regionais contam com mais de 250 conselheiros e profissionais que atuam no setor privado, em entidades representativas e no poder público.

export1

Desde 2020, as edições regionais são organizadas com o objetivo de debater temas essenciais para o segmento e promover visitas técnicas a portos, terminais multimodais, centros de distribuição e unidades de produção. São elas: Norte Export, Nordeste Export, Centro-Oeste Export, Sudeste Export, Sul Export, culminando com o evento nacional Brasil Export, que ocorrerá em Brasília (em outubro), última etapa dos fóruns.

Anterior BRF supera marca de 100 granjas de produtores integrados produzindo energia com painéis solares
Próximo Egito e Emirados se aliam para produzir hidrogênio verde