Porto de Vitória: liberada operação no novo Cais de Atalaia


Mais um passo para o aumento da movimentação no Porto de Vitória. O novo Cais de Atalaia, margem Vila Velha, pode começar a operar. A licença ambiental foi concedida pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (IEMA), nessa quinta-feira (1). Era a terceira e última etapa para o início das atividades no berço 207, após deferido o alfandegamento pela Receita Federal e a liberação para atracação pela Capitania dos Portos. A finalização da última etapa junto ao IEMA foi comemorada pela diretoria e colaboradores da CODESA.

Segundo a Coordenação de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (Comast) da CODESA, o Cais de Atalaia passa a cumprir com todos os requisitos ambientais para o início das operações. O terminal multipropósito pode movimentar diversos tipos de carga (granéis líquidos e sólidos) como, trigo, malte, fertilizantes, carga geral, entre outros. Seu funcionamento vai ampliar a capacidade de movimentação de mercadorias, inclusive para contêineres, tornando o Porto de Vitória ainda mais dinâmico e produtivo.

Obras

O novo cais substituiu dois antigos dolfins, e as obras tiveram início em outubro de 2015, sendo concluídas no segundo semestre do ano passado. Foram investidos R$ 190 milhões, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Contou com várias etapas, como: elaboração e aprovação do projeto, fabricação de pré-moldados, fabricação de camisas metálicas, reforço do muro da retroárea, remoção de pedras soltas e desmonte do maciço rochoso.

O berço 207 oferece amplo cais corrido com 270m de extensão e área total de 20 mil m². Conta com 14 cabeços de amarração, 12 defensas e profundidade de 11,40m de calado. Está previsto um incremento de 75% na movimentação  de cargas no novo cais.

Futuramente, do terminal serão drenados combustíveis que seguirão por dutos até a armazenagem no Terminal de Granéis Líquidos (TGL), empreendimento a ser implantado.

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