Guiana negocia com Abu Dhabi Ports a construção de um porto de águas profundas


A Guiana, sede da maior descoberta de petróleo da última década, está em negociações com a Abu Dhabi Ports para construir um porto de águas profundas para atender ao rápido desenvolvimento econômico da costa caribenha da América do Sul. O porto lidaria com produtos agrícolas, conectando não apenas a Guiana, mas também o vizinho Suriname e o norte do Brasil aos mercados mundiais, informou a Bloomberg .

“Devemos ter um grande porto de águas profundas para lidar com um navio Panamax. Estamos conversando com a Abu Dhabi Ports”, disse o presidente da Guiana, Irfaan Ali, durante um seminário de investimentos em Londres. Vale ressaltar que ele não deu detalhes sobre o custo do porto ou seu financiamento.

A Guiana, com uma população de cerca de 800.000 habitantes, deverá ser uma das economias de crescimento mais rápido do mundo este ano, alimentada pelas receitas do petróleo das fazendas administradas pela Exxon Mobil Corp. a cerca de 140 milhas da costa.

O governo quer diversificar rapidamente a economia para evitar o destino de outros países em desenvolvimento que foram vítimas da chamada doença holandesa, em que o boom dos recursos naturais faz com que outros setores declinam.

A economia da Guiana crescerá 47% este ano, além de 20% em 2021 e 43% em 2020, segundo o Fundo Monetário Internacional.

Fonte: Mundo Marítimo

 

 

Anterior Secretário nacional de Portos preside reunião do Conselho e visita instalações do Porto de Paranaguá
Próximo Portos do Paraná são os maiores responsáveis pelos empregos em Paranaguá e Antonina