Gulfood impulsiona contato de brasileiros e africanos


A movimentação na edição de 2022 da Gulfood está sendo positiva até esta segunda-feira (14), segundo dia de evento em Dubai da maior feira de alimentação do Oriente Médio. Entre os principais contatos visados por empresas brasileiras que expõem no estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira estão os de executivos africanos. É o caso da Golden Agri Resources (Gar), que tem o açúcar como carro-chefe entre os produtos que oferece durante a Gulfood e os mercados-alvo principais estão no continente africano.

Para o executivo da marca, Felipe Ferraz, a Gulfood é uma das feiras com melhor aproveitamento para fazer esses contatos. “Nosso foco maior aqui é África, seguido pelo Oriente Médio. O continente africano, por sinal, é o maior destino de açúcar brasileiro. Então tivemos aqui alguns dos maiores compradores de países como Burkina Faso, Níger, Benin, Gâmbia e Mali”, exemplificou ele, que espera encontrar mais clientes e prospectar novos parceiros nos próximos dias de feira.

Quem também está de olho nos públicos de países africanos é a Dinda. A empresa tem foco em mercados em desenvolvimento e vê na Gulfood um momento propício para encontrar seus parceiros e abrir novos negócios. “Estamos prospectando o Egito”, lembrou Marcelo Turri, diretor de exportação da empresa. Hoje, os principais mercados da marca são África e América Latina.

A empresa veio expor lançamentos de produtos que foram reformulados e ganharam novos modelos e tamanhos de embalagem, como a margarina e o corned beef, uma carne bovina cozida enlatada. “Criamos fórmulas mais econômicas para atender a realidade dos nossos mercados”, explicou Turri.

Nutrire, marca focada em rações para cães e gatos, participa da Gulfood desde 2017. “A feira não é específica para cães e gatos, mas por isso nós encontramos importadores de alimentos em geral e eles veem isso como algo interessante, um item a mais para o portfólio deles”, explicou Giane Danielli, gerente de exportação da Nutrire.

A marca também vê o evento como oportunidade para contatar parceiros no continente africano. “É uma oportunidade de prospecção não apenas no Golfo, mas no mundo inteiro. Temos interesse em África e Caribe, que são mercados mais difíceis de conseguirmos distribuidores específicos. Conseguimos contatos aqui que em outras feiras pet não conseguimos”, afirmou ela.

A empresa do Rio Grande do Sul já exporta para diversos países no Oriente Médio, incluindo Emirados e Arábia Saudita. As quatro linhas de alimentos para pets estão à venda tanto em supermercados como em pet shops e clínicas veterinárias. “A nível mundial realmente o setor de pets cresce muito e aqui [na região] não é diferente. Especialmente nos países do Golfo nós fazemos uma venda muito maior para gatos” lembrou Danielli.

Participante tradicional da Gulfood, a empresa O Primo Logística percebeu o aumento da movimentação na edição deste ano. “A feira do ano passado foi importante para os outros eventos do mundo verem que podiam retomar, mas nesta edição está bem movimentado. Tem muitas pessoas interessadas em fazer negócio”, afirmou Marcio Fiori, gerente comercial da marca.

A empresa tem o leque aberto para entrar em países ao redor do mundo, mas agora o plano é fechar o ciclo ‘porta a porta’. “Nós sempre fazemos transporte aéreo, marítimo ou rodoviário, mas hoje geralmente fechamos apenas um deles com o cliente. E a intenção agora é agregar toda a cadeia para o cliente. Desde a coleta na fábrica do produtor no Brasil, no porto ou aeroporto, até fazer a entrega na porta do importador”, explicou Fiori. A ideia é utilizar a rede de parceiros da empresa ao redor do mundo para conseguir fazer essa entrega completa.

Além das empresas que expõem no estande da Câmara Árabe, associados da instituição também visitam a feira de Dubai. É o caso do CEO da JCF Embalagens, Josiel Feliciano, que se encontra na Gulfood. A empresa oferece embalagens de vários tipos e o executivo afirma que a feira traz muitas novidades no seu setor. Ele se diz satisfeito com os contatos feitos e afirma que vai levar para o Brasil produtos que encontrou na Gulfood.

Para o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, a expectativa é de que empresas de setores cada vez mais variados tenham um bom aproveitamento na feira. “Estou vendo, pela quantidade das empresas participantes, que vamos certamente ter um sucesso em vendas de produtos com valor agregado. Nós trabalhamos para todas as empresas brasileiras que estão aqui. Estamos dando assistência para todas elas e assessoria para nossos associados árabes. Participo da Gulfood há mais de 20 anos e hoje eu consigo enxergar que tem muita gente nova e negócios estão girando. Tenho uma expectativa muito forte de que serão realizados muitos negócios, talvez até um recorde”, afirmou Mansour.

Serviço

Gulfood 2022
De 13 a 17 de fevereiro de 2022
Dubai, Emirados Árabes Unidos, WTC
Mais informações: https://www.gulfood.com/

Foto: Thais Sousa/ANBA

Fonte: ANBA

 

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