Índice de Desenvolvimento Ambiental dos associados da ATP cresce 5,3 %


Os Terminais de Uso Privado (TUPs) associados da ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados) tiveram crescimento de 5,3% nas notas do IDA (Índice de Desenvolvimento Ambiental) 2022, números inéditos divulgados pela ANTAQ no fim de 2023. A média dos terminais subiu de 67,9 para 71,5 no período.

Entre os associados da ATP, alguns terminais obtiveram resultados expressivos no IDA. A Portonave teve nota 99,88 e, pelo segundo ano consecutivo, ficou com a primeira colocação. Seguido pelo Porto Itapoá (99,79), o Terminal de Petróleo TPET/TOIL – Açu (99,28), o Terminal Portuário do Pecém (99,19) e a Ferroport – Terminal de Minério, com nota 99,18.

De acordo com o presidente da ATP, Murillo Barbosa, o resultado dos associados da ATP é relevante, já que a média geral do IDA nos terminais portuários apresentou queda.

“O crescimento das notas é reflexo da preocupação da ATP e de todos os seus associados com as questões ambientais e com a sustentabilidade na operação portuária. O resultado positivo é fruto da atuação firme e participativa do Comitê de Sustentabilidade da ATP, coordenado por Carolina Brandl, do Porto do Açu, e por Ulisses Oliveira, do Porto Sudeste”, destaca.

Barbosa lembra que, durante todo o ano, o comitê realizou diversas reuniões com foco na melhoria do desempenho ambiental dos associados. Os encontros contaram também com a participação de representantes da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), como a Superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação, Cristina Castro e Uirá Cavalcante, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE – SUSTENTAR

O Comitê de Sustentabilidade – Sustentar foi criado pela ATP em 2018, com o objetivo de estimular boas práticas, compartilhar experiências e propor aprimoramentos técnicos ao segmento.

Em 2021, o colegiado criou um banco de dados interno com informações relativas às ações ambientais, sociais e de governança de seus associados. O banco de dados foi o embrião para a criação do Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade Portuária: a estratégia ESG, lançado em março de 2023, durante a celebração dos 10 anos da ATP.

A obra, inédita no Brasil e pioneira no mundo com foco na estratégia ESG (ambiental, social e governança), é o resultado da construção coletiva do grupo de pesquisa LabPortos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da ATP e da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph).

 

Anterior Portos do Paraná participa de simulação em tempo real de manobras na USP
Próximo Grupo técnico realiza simulação para reduzir restrições do giro de navios de grande porte no Tecon Rio Grande