Maersk compartilha milhões de observações meteorológicas para ajudar a ciência climática


A AP Moller – Maersk (Maersk) anuncia que libera todas as observações meteorológicas históricas e futuras do oceano para o domínio público para uso gratuito pela comunidade científica em todo o mundo. Os dados coletados pelos navios da Maersk desde 2012 aumentam os dados meteorológicos oceânicos disponíveis publicamente em 28%.

O objetivo é auxiliar a pesquisa climática e as previsões meteorológicas, fornecendo dados meteorológicos dos oceanos do mundo, onde a cobertura de dados ao nível do solo é pequena e a maioria dos dados vem de observações de satélite que têm suas limitações.

As tripulações e embarcações da Maersk coletam observações meteorológicas há anos, e estamos orgulhosos de que agora podemos compartilhar esses dados e ajudar os pesquisadores a obter uma melhor compreensão do impacto das mudanças climáticas em nosso entorno, diz Aslak Ross, Chefe de Normas Marítimas da Maersk

Entre outras coisas, as observações podem fornecer uma imagem mais precisa de como as condições do oceano ao nível da superfície e a interação com a atmosfera evoluíram desde 2012. Complementa:
A mudança climática é, sem dúvida, um dos maiores desafios que a comunidade global está enfrentando, e estabelecemos uma estratégia ambiciosa para nossos negócios para atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa em 2040, mas também, como parte de nossa estratégia ESG, nos comprometemos a contribuir para a ciência climática e oceânica com dados coletados de nossas embarcações. Uma oportunidade sendo nossas observações meteorológicas digitalizadas. 

9 milhões de observações

Os dados – mais de 9 milhões de observações – serão compartilhados por meio do Global Ocean Observing System (GOOS), administrado em conjunto pela UNESCO e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). O GOOS coleta observações meteorológicas oceânicas para ciência do clima e fornece informações para previsões meteorológicas.

Como membro da comunidade científica, estou entusiasmado por termos acesso a este conjunto de dados único. Os dados ajudarão a restringir melhor as condições passadas da superfície do oceano, mas também ajudarão a melhorar as previsões futuras – do clima ao clima, relata Dr. Johannes Karstensen do GEOMAR – Centro Helmholtz para Pesquisa Oceânica em Kiel, Alemanha

Com todas as 300 embarcações de propriedade da Maersk compartilhando dados várias vezes ao dia, a empresa compartilha mais de 7.000 observações todos os dias. Algumas embarcações estão até mesmo alimentando dados ao vivo para serviços meteorológicos em todo o mundo.
Em colaboração com o Serviço Meteorológico Nacional da Alemanha, a Maersk instalou Estações Meteorológicas Automatizadas em vários de seus navios. Estas são estações de medição calibradas de nível de pesquisa que coletam uma maior variedade de pontos de dados com maior qualidade, melhorando ainda mais a contribuição para a previsão do tempo e a ciência do clima.
Anterior Porto de Paranaguá é líder nacional na exportação de óleo de soja
Próximo Exportações brasileiras de peixes cresceram 49% em 2021