Maersk e CMA CGM firmam parceria para reduzir emissões no transporte marítimo


As duas principais companhias marítimas trabalharão juntas para desenvolver o uso de combustíveis alternativos mais ecológicos para a propulsão de navios porta-contêineres

Como pioneiras na transição energética no setor de transporte marítimo, ambas as empresas estão convencidas de que a ação conjunta ajudará a acelerar a transição verde no transporte marítimo, aprendendo uma com a outra para avançar mais rapidamente.

As gigantes do transporte marítimo decidiram unir forças em várias áreas relacionadas à descarbonização, em pleno cumprimento de todas as leis e regulamentos. CMA CGM e Maersk estão convencidas de que a ação conjunta ajudará a acelerar a transição verde no transporte marítimo, aprendendo uma com a outra para avançar mais rapidamente.

As empresas estabeleceram uma meta de neutralidade de carbono para seus negócios de transporte marítimo, identificaram soluções escaláveis que podem ter impacto nesta década e já tomaram caminhos ambiciosos individualmente para promover a descarbonização no transporte marítimo. A Maersk encomendou navios que podem ser operados com bio/e-metanol.

A CMA CGM encomendou navios movidos a GNL, que também podem ser operados com bio/e-metano, o novo equivalente verde do GNL atual, e também fez pedidos de navios que podem ser operados com bio/e-metanol.

Embora esses dois fluxos de combustível agora apareçam como os mais maduros entre as soluções existentes, ambas as empresas esperam que a mistura de combustível futura para o transporte marítimo inclua outros fluxos que devem ser desenvolvidos nos próximos anos. Especificamente, ambas as empresas de transporte marítimo trabalharão mais juntas para desenvolver o uso de combustíveis alternativos mais verdes para a propulsão de navios porta-contêineres, a saber:

  1. Desenvolver altos padrões para combustíveis alternativos sustentáveis e verdes, incluindo a análise do ciclo de vida completo e dos gases de efeito estufa relacionados, e ajudar a estabelecer o quadro de produção em massa de metano verde e metanol verde.
  2. Desenvolver e manter padrões para a operação de navios de metanol verde em relação à segurança e ao abastecimento, bem como acelerar a prontidão dos portos para o abastecimento de bio/e-metanol em portos-chave ao redor do mundo.
  3. Continuar a explorar conjuntamente P&D em outros componentes da solução de neutralidade de carbono, como novos combustíveis alternativos, como amônia, ou tecnologia inovadora para nossos navios.

Além disso, a Maersk e a CMA-CGM concordam com o papel fundamental da regulamentação na garantia da descarbonização do setor. Ambas as empresas acolhem calorosamente o resultado do Comitê de Proteção do Ambiente Marinho da Organização Marítima Internacional, durante o qual a Estratégia de 2023 da IMO para a Redução de Emissões de GEE de Navios foi adotada, com metas reforçadas para combater as emissões prejudiciais.

A Maersk e a CMA CGM permanecem comprometidas em advogar e incentivar conjuntamente os Estados Membros da IMO a adotar medidas ambiciosas em busca dos objetivos mais elevados alcançáveis. Medidas regionais, como o Fit for 55 da UE e o Ato de Redução da Inflação nos EUA, são bem-vindas por ambas as empresas para estimular a demanda por soluções de transporte marítimo sustentáveis.

A CMA CGM e a Maersk afirmam estar prontas para se envolver colaborativamente com as partes interessadas regulatórias na criação de um sólido e sustentável quadro regulatório internacional de GEE e convidam outras empresas de transporte marítimo internacional que desejem fazê-lo a se unirem a elas nesta cooperação com as instituições regulatórias. Tal quadro é, na perspectiva de ambas as empresas, um pré-requisito para a redução das emissões de carbono na indústria de transporte marítimo e para garantir condições equitativas em um ambiente comercial global.

“Esta parceria é um marco para a descarbonização de nossa indústria. Ao combinar o know-how e a experiência de dois líderes do setor de transporte marítimo, aceleraremos o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias, permitindo que nossa indústria atinja suas metas de redução de CO2. Estamos ansiosos para sermos acompanhados por outras empresas”, diz Rodolphe Saadé, presidente e CEO do Grupo CMA CGM.

“A A.P. Moller – Maersk quer acelerar a transição verde no transporte e logística marítimos e, para fazê-lo, precisamos do forte envolvimento de parceiros em toda a indústria. Estamos satisfeitos por ter um aliado na CMA CGM, e isso é um testemunho de que, quando nos unimos por meio de esforços determinados e parcerias, surge um caminho tangível e otimista rumo a um futuro sustentável”, diz Vincent Clerc, CEO da A.P. Moller – Maersk.

Fonte: Guia Marítimo

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