Mais um gigante: navio APL Yangshan atraca no Porto de Navegantes


Com origem da Ásia, o APL Yangshan, do armador CMA CGM, é o maior navio a atracar no Porto de Navegantes, a Portonave, nesta segunda-feira (14). A embarcação possui 347 metros de comprimento e 45,2 metros de largura (boca) e capacidade de transportar 10.800 TEU.

Para se ter noção da grandeza, o comprimento da embarcação equivale a 73 Ferraris, 3 estádios do Maracanã ou 9 estátuas do Cristo Redentor. Também, possui o mesmo tamanho e capacidade do APL Paris, navio que atracou em 2020 no Terminal.

O APL Yangshan fará parte do serviço SEAS2, que ligam os portos asiáticos à costa leste da América do Sul. O tráfego com a Ásia é um dos que mais cresce nas rotas marítimas que ligam o Brasil, rota considerada de extrema importância para fomentar o mercado catarinense.

Na linha, são transportadas na exportação: carne de frango, madeira, carne suína e tabaco, e na importação: máquinas, aparelhos e materiais elétricos, plástico e suas obras, têxtil e borracha e suas obras.

O navio realiza escalas nas cidades de Qingdao, Shanghai, Ningbo, Shekou, Singapura, Hong Kong, Santos, Itaguaí, Paranaguá, Itapoá e Navegantes. Após desatracar, seguirá sua viagem pelo Brasil e realizará mais uma escala no Porto em fevereiro de 2023.

Bacia de Evolução

Para a vinda de navios maiores, é necessário ampliar a capacidade da Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Atualmente, podem ser realizadas manobras de navios de até 350 metros de comprimento e 51 metros de largura. O objetivo é que, no futuro, essa capacidade amplie para embarcações de até 400 metros de comprimento por 59 metros de largura.

 

Anterior Governo do RN quer ampliar exportação de frutas via Porto de Natal em 2023
Próximo Grupo é formado para fomentar o desenvolvimento do Porto de Imbituba